Sabotagem
Ataques da Rússia a cabos submarinos ameaçam rede de internet que movimenta 95% dos dados globais; entenda
Empresas pedem que infraestrutura seja considerada crítica e alertam para impacto em finanças, energia e comunicação
Geral | 15 de Abril de 2025 as 09h 41min
Fonte: O Globo

Chefes militares da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram alertados por empresas de telecomunicações sobre o risco de apagões globais da internet, após uma série de incidentes que envolvem danos a cabos submarinos. As ações são atribuídas a supostos ataques de sabotagem conduzidos pela Rússia, segundo o jornal inglês The Telegraph.
Em uma carta aberta, operadoras como Vodafone, Telefonica (dona da O2) e Orange pediram que autoridades do Reino Unido, da União Europeia e da Otan classifiquem toda a rede de cabos submarinos como infraestrutura crítica, para garantir maior proteção e investimentos em segurança.
“As consequências de danos a cabos submarinos vão muito além da Europa, podendo afetar a infraestrutura global de internet e energia, as comunicações internacionais, transações financeiras e serviços críticos em todo o mundo.”
Atualmente, mais de 500 cabos transportam cerca de 95% de todo o tráfego internacional de dados, voz e internet. Por estarem em locais remotos no fundo do mar, esses equipamentos são difíceis e caros de monitorar.
Desde outubro de 2023, ao menos 11 cabos submarinos foram danificados no Mar Báltico. Incidentes semelhantes também foram registrados no Mar do Norte. As autoridades britânicas monitoram de perto a movimentação do navio espião russo Yantar, suspeito de mapear a infraestrutura subaquática da região. Há ainda preocupações envolvendo possíveis sabotagens por parte da China, especialmente em torno de Taiwan.
Em janeiro, o secretário de Defesa do Reino Unido, John Healey, classificou os episódios como “mais um exemplo da crescente agressividade russa”.
— Quero que o presidente Putin ouça esta mensagem: nós estamos vendo, sabemos o que você está fazendo e não hesitaremos em tomar medidas firmes para proteger este país — disse Healey.
No Reino Unido, o Parlamento abriu uma investigação para avaliar a capacidade do país de proteger sua rede subaquática. “À medida que o ambiente geopolítico se agrava, Estados estrangeiros buscam formas assimétricas de nos colocar em risco. Nossa rede de cabos parece cada vez mais um ponto fraco”, afirmou Matt Western, presidente do comitê parlamentar de estratégia de segurança nacional.
As operadoras também defenderam maior colaboração entre União Europeia, Reino Unido e Otan no compartilhamento de informações, além de estratégias conjuntas de monitoramento.
A Vodafone é uma das maiores detentoras de cabos submarinos do Reino Unido, após adquirir, em 2012, centenas de milhares de quilômetros de infraestrutura da Cable & Wireless. A tecnologia tem atraído também o interesse de gigantes da tecnologia dos Estados Unidos, como Google, Facebook e Microsoft.
Notícias dos Poderes
Zanin concede prisão domiciliar a investigado por venda de sentenças que quase morreu na Papuda
Andreson de Oliveira Gonçalves ficou oito meses preso na Papuda. Ele é suspeito de participar de esquema de venda de sentenças
18 de Julho de 2025 as 20h57Alteração no tráfego urbano de Sinop a partir de segunda-feira; confira o mapa
18 de Julho de 2025 as 20h09SEMA muda dinâmica do CAR e consegue em um mês superar resultados de 6 anos
São 11.820 CAR’s validados em 30 dias, mais do que havia sido registrado desde 2019
18 de Julho de 2025 as 17h45Sinop tem sessão de cinema adaptada e gratuita para crianças autistas neste sábado (19)
Ação integra o projeto MovieComTodos, realizado em cidades de todo o país.
18 de Julho de 2025 as 16h41Capacidade elétrica de Mato Grosso será ampliada em 26% em 2025
Hoje a capacidade gerada pelo sistema já é o dobro da máxima consumida.
18 de Julho de 2025 as 15h49Governo de MT e Nova Rota dão ordem de serviço para duplicar BR-163 entre VG e Jangada: 'avanço histórico'
Serão duplicados 56,2 quilômetros entre os dois municípios. Também foram assinadas as autorizações para construção da área de escape na Serra de São Vicente e implantação de sinal 4G nos 850,9 quilômetros sob concessão da BR-163
18 de Julho de 2025 as 15h39Aeroporto de Cuiabá terá voos diretos para Sorriso e dobra frequência para Brasília
Novas operações reforçam conectividade do maior aeroporto do estado de Mato Grosso
18 de Julho de 2025 as 15h10Abertas inscrição para Audiência Pública que discutirá limites do uso do glifosato em MT
TRT-MT marca audiência pública antes de decidir sobre uso do glifosato no campo
18 de Julho de 2025 as 15h10