Após repercussão
ALMT publica demissão de procurador que matou morador de rua com tiro na testa em Cuiabá
Demissão do servidor foi publicada na última sexta-feira, 11, logo após servidor ter sua prisão preventiva decretada pela Justiça.
Geral | 14 de Abril de 2025 as 17h 26min
Fonte: Unica News

Após a repercussão nacional do assassinato do morador de rua Ney Muller Alves Pereira (42), na última semana, em Cuiabá, A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) decidiu exonerar o advogado Luiz Eduardo de Figueiredo Rocha e Silva do cargo de subprocurador-geral de gestão de pessoas da Casa de Leis.
A demissão do servidor foi assinada na última sexta-feira (11), pela Mesa Diretora e o presidente do parlamento estadual, deputado Max Russi (PSB), e publicada no Diário Oficial que circula hoje. Assim, Luiz Eduardo perde o cargo de confiança que ocupava.
Luiz teve sua prisão preventiva decretada na tarde da última sexta-feira, após audiência de Custódia no Fórum da Capital. O agora ex-procurador é acusado de matar o morador de rua com um tiro na testa a noite da última quarta-feira (9), no bairro Boa Esperança, ao lado da Universidade Federal de Mato Grosso.
Formado em Direito, Luiz Eduardo era servidor concursado da Casa desde 2015 e ocupava a função gratificada, pela qual recebia um salário de R$ 44 mil por 30 horas semanais.
Horas antes da publicação do desligamento do cargo, Max Russi havia anunciado à imprensa que a Secretaria de Gestão de Pessoas da Casa de Leis já havia dado início, também, a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o procurador e adotou todas as medidas cabíveis para sua exoneração do cargo de confiança, deixando claro que, embora seja servidor efetivo da Casa, sua responsabilização pelo crime seguirá tanto no âmbito administrativo, quanto judicial.
Por ser servidor efetivo da Casa Parlamentar, Luiz Eduardo continuará ligado à Casa de Leis até que seu PAD seja concluído, destacando que ao final do processo, ele poderá perder em definitivo o cargo na Assembleia.
O CRIME
O assassinato, que ganhou repercussão nacional, aconteceu por volta das 21h de quarta-feira (9), na Avenida Edgar Vieira, ao lado da UFMT.
Em um vídeo que mostra o momento do crime, Luiz Eduardo chega em uma Land Rover de cor preta, pára rapidamente próximo a Ney, que caminhava pela calçada e o chama. Ao se aproximar do veículo, o funcionário público atira no rosto do morador de rua e, em seguida, foge do local.
Após ser decretada a prisão preventiva, devido a Luiz Eduardo possuir formação superior em Direito, ele foi transferido para Rondonópolis (218 Km de Cuiabá), onde ficará preso em cela especial, na Sala de Estado Maior - anexo da Penitenciária Major Eldo Sá, a “Mata Grande”, destinado à detenção de advogados, onde aguardará a conclusão do inquérito e decisão da Justiça.
Notícias dos Poderes
Mais de 6 mil aposentados e pensionistas do INSS em MT aderem ao acordo de ressarcimento
Estado já registra 6.435 adesões — 25,9% do total apto — e pagamentos começam dia 24 de julho com correção pelo IPCA
19 de Julho de 2025 as 14h06Governo de MT inicia duplicação do penúltimo trecho da BR‑163 entre Várzea Grande e Jangada
Com investimento de R$ 431,3 milhões, obras vão duplicar 56 km da rodovia federal e expandir 4G e área de escape — conclusão prevista para 2026.
19 de Julho de 2025 as 12h05Zanin concede prisão domiciliar a investigado por venda de sentenças que quase morreu na Papuda
Andreson de Oliveira Gonçalves ficou oito meses preso na Papuda. Ele é suspeito de participar de esquema de venda de sentenças
18 de Julho de 2025 as 20h57Alteração no tráfego urbano de Sinop a partir de segunda-feira; confira o mapa
18 de Julho de 2025 as 20h09SEMA muda dinâmica do CAR e consegue em um mês superar resultados de 6 anos
São 11.820 CAR’s validados em 30 dias, mais do que havia sido registrado desde 2019
18 de Julho de 2025 as 17h45Sinop tem sessão de cinema adaptada e gratuita para crianças autistas neste sábado (19)
Ação integra o projeto MovieComTodos, realizado em cidades de todo o país.
18 de Julho de 2025 as 16h41Capacidade elétrica de Mato Grosso será ampliada em 26% em 2025
Hoje a capacidade gerada pelo sistema já é o dobro da máxima consumida.
18 de Julho de 2025 as 15h49Governo de MT e Nova Rota dão ordem de serviço para duplicar BR-163 entre VG e Jangada: 'avanço histórico'
Serão duplicados 56,2 quilômetros entre os dois municípios. Também foram assinadas as autorizações para construção da área de escape na Serra de São Vicente e implantação de sinal 4G nos 850,9 quilômetros sob concessão da BR-163
18 de Julho de 2025 as 15h39