Confronto forjado
Ação contra policiais envolvidos na morte do advogado Renato Nery é enviada à Justiça Militar
Geral | 13 de Junho de 2025 as 18h 57min
Fonte: O documento

A juíza Alethea Assunção Santos, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, transferiu para a 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar a ação penal contra quatro policiais da Rotam: Jorge Rodrigo Martins, Wailson Alessandro Medeiros Ramos, Wekcerlley Benevides de Oliveira e Leandro Cardoso.
Eles foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE) por forjar um confronto para plantar com terceiros a arma usada no assassinato do advogado Renato Nery, morto em julho de 2024, em Cuiabá.
A magistrada atendeu pedido do MPE e afirmou que a Vara Militar é a competente para julgar o caso. Os policiais respondem por organização criminosa, abuso de autoridade, porte ilegal de arma de uso restrito e falsidade ideológica.
A denúncia afirma que o crime foi cometido por uma organização criminosa dividida em quatro núcleos. O primeiro, de comando, seria formado pelos mandantes, que teriam agido após serem derrotados por Nery numa disputa fundiária. Embora não mencionados na denúncia, a Polícia Civil aponta o casal César Jorge Sechi e Julinere Goulart Bentos como autores intelectuais. Eles estão presos desde maio.
O segundo núcleo, de intermediação, teria feito a ponte entre os mandantes e o executor. O policial militar Heron Teixeira Pena Vieira teria recebido a encomenda do crime, contratado o atirador, monitorado a vítima e fornecido os meios para o assassinato.
O terceiro núcleo, operacional, foi responsável pela execução. Alex Roberto de Queiroz Silva, que confessou o crime, pertence a esse grupo.
O quarto núcleo, de obstrução, teria atuado para encobrir o crime, tentando plantar a arma com terceiros. Nele estão os quatro policiais militares denunciados.
Renato Nery foi baleado na cabeça no dia 5 de julho de 2024, quando chegava ao escritório, em Cuiabá. Ele morreu no hospital no dia seguinte.
Segundo a investigação, o crime foi encomendado pelo casal envolvido em uma disputa milionária de terras. Uma semana depois, os policiais simularam um confronto que resultou na morte de um jovem e feriu dois outros. A arma do crime seria colocada com eles para dificultar as investigações.
Notícias dos Poderes
Acompanhante relata tentativa de calote de vereador em Cuiabá
Thay Moura disse em podcast que precisou ir até a Assembleia Legislativa para cobrar o pagamento de programa de um parlamentar cuiabano
25 de Agosto de 2025 as 20h41Brasil tem menor número de queimadas em 12 anos; MT registra queda de 69%
Queda é atribuída a fim do El Niño e a ações de prevenção governamentais, que ampliaram brigadistas e equipamentos
26 de Agosto de 2025 as 07h23Motoristas devem quitar parcela do IPVA 2025 até sexta-feira (29)
Manter a regularidade evita cancelamento do parcelamento e acréscimos legais por atraso
25 de Agosto de 2025 as 17h07Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48