Esporte
TAG celebrado entre TCE-MT, FMF e Secel-MT viabiliza investimentos no futebol mato-grossense
Esporte | 15 de Dezembro de 2021 as 10h 57min
Fonte: André Garcia Santana - TCE-MT

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) celebrou, junto à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e à Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) um termo de ajustamento de gestão (TAG), na tarde desta terça-feira (14). O objetivo é o fomento à atividade desportiva profissional e amadora por meio da pactuação de convênios entre o Governo Estadual e a Federação.
De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o TAG visa o saneamento de falhas nas prestações de contas apresentadas pela Federação. Assim, nos próximos convênios eventualmente firmados, a instituição deve cumprir rigorosamente com as regras estaduais de prestação de contas, sob pena de rescisão do termo.
"Com esse TAG estamos viabilizando o recebimento de recursos públicos que até então não poderiam ser repassados. Ou seja, a partir de hoje, nosso futebol poderá receber esses investimentos e, com isso, esperamos que a base cresça e que tenhamos mais clubes na série A", avaliou.
O presidente destaca ainda que a FMF deve instituir política de controle interno, com o fim de reforçar os procedimentos de controle e transparência em até um ano. "A execução do TAG será permanentemente monitorada pelo Tribunal, cabendo ao relator acompanhar todas as suas etapas até o final, ficando sob sua relatoria todos os atos posteriores relacionados diretamente ao objeto do acordo ou que derivam do seu cumprimento."
Na ocasião, o presidente da FMF, Aron Dresch, chamou a atenção para a possibilidade do desenvolvimento de trabalhos sociais que podem ser realizados junto ao governo e prefeituras. "Isso representa vida nova para a Federação. Só temos a agradecer a boa vontade que todos do Tribunal e da Secel colocaram na resolução desta questão.
No mesmo sentido falou o vice-presidente da entidade, Márcio Alencar. "O intermédio do TCE foi fundamental para que possamos viabilizar trabalhos futuros. Na prática, o termo prevê que a gente regularize uma situação que estava pendente desde 2010 e, a partir disso, poderemos buscar recursos estaduais e municipais para desenvolver papel social que a Federação tem frente ao público", pontuou.
Para o conselheiro Sérgio Ricardo, que acompanhou a reunião, o desenvolvimento do futebol no estado beneficia uma cadeia de negócios, estimulando a geração de emprego e renda. "Tivemos mais de 30 anos sem nenhum clube na série A, quando um clube surge, isso gera economia e propaga o nome de Mato Grosso para todo o mundo. Por esse motivo devemos criar situações para que novos atletas surjam."
Instituição interveniente
A Controladoria Geral do Estado (CGE) foi denominada interveniente no TAG. Ou seja, seu cumprimento será acompanhado por equipe da Pasta, no que tange, especificamente, à consultoria e monitoramento ao Plano de Implantação ao Programa de Integridade da Secel-MT, e ao monitoramento do Programa de Integridade da pessoa jurídica proponente.
É o que explica o titular da CGE, Emerson Hideki Hayashida. "Cabe à CGE dar ciência ao TCE-MT sobre eventual irregularidade na avaliação e monitoramento do Programa de Integridade da Federação, visando o atendimento dos compromissos aqui firmados. Então vamos acompanhar a implantação do conceito de compliance. A transparência, neste caso, é um fator crucial para a gestão e para todos os envolvidos", conclui.
Notícias dos Poderes
A pedido de Dresch, processo eleitoral é novamente suspenso
Ação proposta pelo ex-presidente contesta publicação de novo edital pela Comissão Eleitoral
09 de Julho de 2025 as 09h33Processo eleitoral na FMF é novamente suspenso após liminar da Chapa Progresso no Futebol
Eleição segue sem data definida enquanto Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem analisa novo recurso contra publicação de edital
08 de Julho de 2025 as 16h52CBMA reconhece processo eleitoral e nova data pode ser definida
O atual presidente Aron Dresch tenta se reeleger e tem o empresário João Dorileo Leal como adversário
10 de Junho de 2025 as 15h20Com veto da CBF, Dresch deve desistir de reeleição na FMF
Sucessão na entidade estadual vive impasse jurídico com suspensão da eleição e fim de mandato
28 de Maio de 2025 as 14h13