Tocha Olímpica
Organizadores das Olimpíadas vistoriam municípios turísticos de Mato Grosso
Esporte | 27 de Janeiro de 2016 as 17h 10min
Fonte: Maíza Prioli - Sedec-MT
Representantes do Comitê Olímpico da Rio 2016 realizam uma visita técnica em alguns municípios turísticos do Estado entre quarta-feira (27.01) e sexta-feira (29.01). A partir disso, serão definidos os locais por onde a Tocha Olímpica irá passar em Mato Grosso, em junho deste ano. Os detalhes foram fechados em reunião realizada na terça-feira (27.01) com representantes do Governo do Estado, Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e os organizadores das Olimpíadas.
Serão vistoriados pela equipe das Olimpíadas pontos turísticos em Cuiabá, Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães. O objetivo da visita que está sendo realizada nesta semana é verificar quais locais são viáveis logisticamente para a passagem da Tocha. Caberá ao diretor operacional do Revezamento, Simon Wably, definir esses locais. O trajeto poderá ser feito via terrestre e também por helicóptero, descendo em determinados pontos estabelecidos.
Mato Grosso será o único a receber o símbolo dos Jogos Olímpicos por dois dias. No primeiro dia serão percorridos 23 km em Várzea Grande e Cuiabá, saindo do aeroporto Marechal Rondon e finalizando o percurso na Arena Pantanal, onde haverá um show de encerramento. O trajeto passará pelos principais pontos turísticos e monumentos históricos das duas cidades. No segundo dia a chama segue para alguns municípios turísticos do Estado, a serem definidos. O revezamento da Tocha em Mato Grosso está programado para acontecer na terceira semana de junho, sendo que as datas serão definidas oficialmente em breve.
“É claro que gostaríamos de incluir mais pontos turísticos do Estado nesta passagem, entretanto, para que o acesso seja feito de maneira ágil, escolhemos municípios próximos à Cuiabá”, explica o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro.
Ainda segundo Nigro, a passagem da Tocha por Mato Grosso será uma oportunidade ímpar de divulgar o potencial turístico de Estado. “A Olimpíada é um dos maiores eventos do planeta, isso significa que os olhos de todo o mundo estarão voltados para o Brasil e nos dias em que a tocha estará em Mato Grosso, teremos uma chance única de divulgar o quanto nosso Estado tem a oferecer em turismo”.
De acordo com a gerente do revezamento da Tocha Olímpica, Paola Purle, a exemplo do que foi feito em outros países, a troca dos condutores da tocha será feita preferencialmente em frente aos pontos turísticos de cada lugar por onde a tocha passar, para que belas imagens possam ser captadas. “É um momento de alegria e celebração. A intenção é fazer com que todos se sintam parte das Olimpíadas”.
Símbolo
A Tocha é um símbolo fundamental do movimento olímpico e representa seus ideais. Em Mato Grosso 131 pessoas terão a oportunidade de carregá-la por 200 metros cada uma.
A jornada da Tocha começa em maio, na Grécia, onde será acesa em Atenas. De lá, a peça segue direto para o Brasil em um avião. Chegando a Brasília começa o revezamento que irá durar cerca de 90 dias percorrendo aproximadamente 300 municípios em diversos países, chegando ao Rio de Janeiro em agosto para a cerimônia de abertura dos jogos. Serão 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até quatro cidades por dia. Inicialmente, foram escolhidos 82 municípios brasileiros onde a Tocha Olímpica deverá pernoitar, entre eles Cuiabá.
Durante a rota do revezamento no Brasil, ela será carregada por cerca de 12 mil condutores. A relação destes condutores será divulgada em fevereiro de 2016.
Notícias dos Poderes
Semi-final da Copa SBT Sempre AgTech agita a Arena Amazon nesta sexta
08 de Agosto de 2025 as 14h33Atleta sinopense embarca para o maior campeonato de atletismo da América Latina
30 de Julho de 2025 as 15h11Lucas do Rio Verde sedia etapa estadual de modalidades individuais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses
Até domingo (27), cerca de 1.400 estudantes disputam títulos estaduais de badminton, ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez
23 de Julho de 2025 as 16h53A pedido de Dresch, processo eleitoral é novamente suspenso
Ação proposta pelo ex-presidente contesta publicação de novo edital pela Comissão Eleitoral
09 de Julho de 2025 as 09h33Processo eleitoral na FMF é novamente suspenso após liminar da Chapa Progresso no Futebol
Eleição segue sem data definida enquanto Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem analisa novo recurso contra publicação de edital
08 de Julho de 2025 as 16h52CBMA reconhece processo eleitoral e nova data pode ser definida
O atual presidente Aron Dresch tenta se reeleger e tem o empresário João Dorileo Leal como adversário
10 de Junho de 2025 as 15h20Com veto da CBF, Dresch deve desistir de reeleição na FMF
Sucessão na entidade estadual vive impasse jurídico com suspensão da eleição e fim de mandato
28 de Maio de 2025 as 14h13