Internacional
Mato-grossenses viajam para mundial de jiu-jitsu na Califórnia
Esporte | 30 de Maio de 2016 as 10h 49min
Fonte: Junior Martins - Assessoria

Lukas Andrade, Ian Raphael Santos e Renata Guedes vão disputar o Campeonato Mundial de Jiu-jitsu, organizado pela Internacional Brazilian Jiu-jitsu Federation (IBJJF), que será realizado de 1 até 5 de junho, na Universidade Estadual de Long Beach, na Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA). O maior evento esportivo, da modalidade de jiu-jitsu, de todo o planeta. Com a participação dos cerca de 4 mil melhores lutadores de todas as nações.
Os únicos mato-grossenses que já empunharam medalhas de ouro nesta competição foram os irmãos Francisco Fernandes Junior, o Chiquinho, e Luzia Fernandes. Filhos do único faixa coral do estado, Francisco José Pessoa Fernandes, o mestre Chicão. Segundo Chiquinho, essa é a prova mais difícil do calendário do jiu-jitsu. Um certame que começou em 1996, na época sediado pelo Brasil, e que a partir de 2007 passou a ser sediado pelos Estados Unidos.
"Nossos lutadores vão encontrar um campeonato de dimensões internacionais. Locais enormes, infraestrutura inovadora, organização de alto nível e adversários fortíssimos vindos de toda a Europa, EUA, Japão, Rússia, América do Sul e outros. Vão sentir aquele frio na barriga, enquanto esperam a próxima luta, ao som de diversos idiomas. E a sensação de vencer é indescritível. Você fica literalmente na história do esporte", diz o seis vezes campeão mundial, Francisco Jr.
O faixa marrom de 29 anos, 1,70 de altura e 67 kg, Lukas Andrade disputará na categoria peso pena e, se medalhar, também tentará o pódio no peso absoluto. Ele teve o primeiro contato com o jiu-jitsu aos 17 anos, mas os treinos severos tiveram início aos 24 anos. Segundo ele, sob o comando do mestre Luiz Tymão, da academia Coliseum Gym, conquistou prata nos brasileiros de 2015 e 2013, prata no Floripa Open 2015 e bronze no Rio Summer de 2016.
"A última competição que lutei foi o brasileiro deste ano. Não fui muito bem. Perdi por pontos na primeira luta. Estava muito bem preparado técnica e fisicamente, seguindo o calendário de treino à risca, mas na luta as vezes um pequeno detalhe te faz perder. Desde então continuei com o trabalho de força, condicionamento físico, treino tático e psicológico. Vou chegar lá com a mente afiada. Passei bastante tempo no tatame aperfeiçoando técnicas", contou o lutador.
De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), Francisco José Pessoa Fernandes, o estado possui uma quantidade maior de atletas, além dos três que viajam para o mundial, em condições de também participar do certame. Mas, segundo ele, faltaram recursos para passagens, alimentação e hospedagem desses desportistas.
Notícias dos Poderes
Lucas do Rio Verde sedia etapa estadual de modalidades individuais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses
Até domingo (27), cerca de 1.400 estudantes disputam títulos estaduais de badminton, ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez
23 de Julho de 2025 as 16h53A pedido de Dresch, processo eleitoral é novamente suspenso
Ação proposta pelo ex-presidente contesta publicação de novo edital pela Comissão Eleitoral
09 de Julho de 2025 as 09h33Processo eleitoral na FMF é novamente suspenso após liminar da Chapa Progresso no Futebol
Eleição segue sem data definida enquanto Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem analisa novo recurso contra publicação de edital
08 de Julho de 2025 as 16h52CBMA reconhece processo eleitoral e nova data pode ser definida
O atual presidente Aron Dresch tenta se reeleger e tem o empresário João Dorileo Leal como adversário
10 de Junho de 2025 as 15h20Com veto da CBF, Dresch deve desistir de reeleição na FMF
Sucessão na entidade estadual vive impasse jurídico com suspensão da eleição e fim de mandato
28 de Maio de 2025 as 14h13