Futebol 2017
FMF define Copa MT que vai ter nove clubes este ano
Galo do Norte disputa copa com jovens talentos
Esporte | 30 de Junho de 2017 as 15h 24min

A segunda competição mais importante do calendário mato-grossense - a Copa FMF - teve algumas mudanças no regulamento para 2017. Na tarde desta quinta-feira, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) e os nove clubes que participaram do arbitral, definiram o formato de pontos corridos em turno único na primeira fase, e mata-mata a partir da semifinal. O campeão garante vaga na Copa do Brasil em 2018.
Por ter quatro vagas na Copa do Brasil em 2018, em função da conquista da Copa Verde pelo Luverdense - assegurou participação direta nas oitavas da competição nacional -, pode ocorrer de somete o quarto colocado ser o último representante do estado na Copa do Brasil. Por terem sido campeão e vice do Campeonato Mato-grossense deste ano, respectivamente, Cuiabá e Sinop também já têm a vaga.
Os times participantes serão Cuiabá, atual campeão, Mixto, União Rondonópolis, Dom Bosco, Cacerense, Operário Ltda, Operário Várzea-grandense, Sinop e Luverdense. Somente o Araguaia não enviou representante e comunicou que não participará da Copa FMF.
De acordo com o regulamento, que ainda vai ser formulado, a competição vai ser sub-21, mas os times poderão relacionar para cada partida cinco atletas sub-23.
Formato
A Copa FMF vai ser dividida em três fases. Na primeira, as nove equipes vão jogar todas contra todas em turno único. A tabela vai ser feita pelo departamento de competições da FMF, que vai elaborar de uma determinada forma para cada equipe jogar quatro em casa e quatro fora. Os quatro melhores times ao fim da primeira fase avançam para as semifinais, que serão no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. Quem passar disputa a decisão também em duas partidas
Caso os finalistas já tenham a vaga na Copa do Brasil e os derrotados da semifinal não, terá disputa de terceiro lugar para decidir quem fica com a vaga na competição nacional. Se chegarem nas semifinais Cuiabá, Luverdense e Sinop, a outra equipe classificado já garante a cobiçada vaga.
Leniência
Os nove clubes participantes do arbitral decidiram por aceitar a participação de Operário Várzea-grandense e Cacerense, que haviam desistido da Copa FMF do ano passado, e pelo regulamento ficariam dois anos sem poder participar da competição.
Fonte: Showdoesporte/Globo Esporte/Cuiabá
Notícias dos Poderes
A pedido de Dresch, processo eleitoral é novamente suspenso
Ação proposta pelo ex-presidente contesta publicação de novo edital pela Comissão Eleitoral
09 de Julho de 2025 as 09h33Processo eleitoral na FMF é novamente suspenso após liminar da Chapa Progresso no Futebol
Eleição segue sem data definida enquanto Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem analisa novo recurso contra publicação de edital
08 de Julho de 2025 as 16h52CBMA reconhece processo eleitoral e nova data pode ser definida
O atual presidente Aron Dresch tenta se reeleger e tem o empresário João Dorileo Leal como adversário
10 de Junho de 2025 as 15h20Com veto da CBF, Dresch deve desistir de reeleição na FMF
Sucessão na entidade estadual vive impasse jurídico com suspensão da eleição e fim de mandato
28 de Maio de 2025 as 14h13