Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 11 de Agosto de 2025

Menu

Esporte

Cuiabanos apostam em mix de lutas para vencer nos Jogos Escolares da Juventude

Esporte | 29 de Junho de 2015 as 11h 17min
Fonte: Junior Martins

Os 12 lutadores de Wrestling ou Luta Olímpica que foram campeões nos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs), agora vão representar a capital na etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizado de 01 a 04 de agosto, nas categorias B (12 a 14 anos) e A (15 a 17 anos), nos naipes masculino e feminino, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo do Verdão, em Cuiabá. Todos eles, além de se dizerem prontos, também desafiam e chamam os atletas do interior para dentro do tatame.

Dentre os mais confiantes está um cuiabano de raiz, Felipe Figueiredo de Almeida Maciel, de 14 anos, praticante de artes marciais desde os 9 anos, já passou pelo Taekwondo e mantém treinos de Jiu-jitsu, Judô, Boxe, Kickboxing e Luta Olímpica/Wrestling. Segundo ele, atual campeão municipal (JECS) na categoria B peso médio, o objetivo é se tornar profissional de Mixed Martial Arts (MMA). E para alcançar o sonho precisa se desenvolver nas artes de luta.

"Tenho o foco de subir no ringue e ser lutador de MMA. É o estilo de vida que quero ter. Cada tipo de luta oferece um conjunto de características. Se quero me tornar um profissional, preciso reunir os pontos fortes de cada uma delas. E o Wrestling, por ser uma arte marcial Olímpica, ainda possibilita a aquisição de investimentos por meio do Programa de Bolsa Atleta. O que ajudaria com o custeio da suplementação", explica Felipe Maciel.

De acordo com servidor público e pai do Felipe, Fabiano Maciel, o filho possui um Centro de Treinamento (CT) particular dentro de casa e guarda todas as medalhas e troféus em uma estante. Segundo Fabiano, o garoto já teve inúmeras conquistas, dentre elas: vice-campeão do GP Brasil de Taekwondo, Tri-campeão estadual de Jiu-jitsu, duas vezes vice-campeão nacional de Jiu-jitsu, duas vezes terceiro lugar em estadual de Judô e campeão municipal de Wrestling.

"Quando ele era pequeno me via praticar Judô e Jiu-jitsu. Acredito que o interesse veio daí. Mas ele é mais dedicado. Treina de segunda a sábado. Enquanto eu tenho duas medalhas, ele têm mais de 50. As medalhas dele já estão ocupando o meu lado da estante (risos). Tenho orgulho do meu filho e vou apoiá-lo no que for necessário para alcançar o sonho", afirma o pai.

 

De repente campeã

A jovem Jéssica Cartaxo Pires, uma peso médio de 14 anos, foi iniciada nas artes marciais na escola, começou pelo Judô e depois passou a fazer também Jiu-jitsu e Wrestling. Mas isso tudo têm apenas cinco meses. E mesmo nesse curtíssimo espaço de tempo, ela já conquistou o primeiro título, foi campeã nos JECs. Segundo ela, demorou para cair a ficha, pois o resultado não era esperado nem por ela. Conquistar o ponto mais alto do pódio na primeira competição.

"Já pratiquei Basquetebol, Vôlei e Futsal. Nunca tinha feito nenhuma luta. Até que tive a oportunidade de fazer aula de Judô na minha escola. Eu estudo no colégio Isaac Newton. E por meio dessa arte conheci o Jiu-jitsu e a Luta Olímpica/Wrestling. Isso aconteceu no início deste ano. Nunca nem havia participado de um campeonato. Minha mãe e irmã estavam assistindo e também ficaram incrédulas, mas felizes", diz Jéssica Cartaxo, que quer ser atleta profissional.

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), Francisco Fernandes, mais conhecido por Chicão, a prática do Wrestling teve início no ano de 2013 no estado de Mato Grosso. Já conquistou quatro medalhas na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. E participou, neste ano de 2015, pela 1ª vez dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs). O que seria marco importante para a propagação da modalidade.

 

Classificados - Categoria A (15 a 17 anos)

Masculino

Peso Pesado: Josiel de Oliveira (Colégio Isaac Newton - Cin)

Peso Médio: Guilherme Fernandes Fonseca Carvalho (Cin)

Peso Leve: Kelvyn Henrique Sena (Cin)

 

Feminino

Peso Pesado: à definir

Peso Médio: à definir

Leve: Kellen Lorayne Ferreira Silvério (Colégio Liceu Cuiabano)

 

Classificados - Categoria B (12 a 14 anos)

Masculino

Pesado: Igor Fernando Alves de Queiroz (Cin)

Médio: Felipe Figueiredo de Almeida Maciel (Colégio Salesiano Santo Antônio)

Leve: Guilherme Barros de Arruda Porto (Cin)

 

Feminino

Pesado: Kethyle Lorenna Ferreira Silvério (Colégio Alcebíades Calhau)

Médio: Jéssica Cartaxo Pires (Cin)

Leve: Ingrid Vitória Costa de Oliveira (Colégio Liceu Cuiabano)