Novo Formato
Circuito mato-grossense de tênis terá 17 torneios em 2016
Duas competições ainda neste mês e as inscrições pelo site da federação
Esporte | 08 de Março de 2016 as 09h 25min
Fonte: Junior Martins / FMTT
O circuito estadual de tênis foi ampliado em 143% na quantidade de torneios, na comparação com o ano anterior. A instituição responsável por organizar a modalidade, a Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), aumentou de sete para 17 etapas. Com o objetivo principal de obter maior participação do interior. E o calendário mostra que as sedes serão Cuiabá, Sinop, Alto Araguaia, Nova Xavantina, Canarana, Barra do Garças, Primavera do Leste e Rondonópolis.
De acordo com o presidente da FMTT, Rivaldo Barbosa, o circuito mato-grossense incorporou torneios que existiam, mas não eram oficiais, não tinham chancela da FMTT e, por isso não valiam pontos para os rankings estadual e nacional. Segundo Barbosa, a federação entrou em contato com os organizadores dessas competições, apresentou a ideia de um circuito unificado, que manteria os nomes próprios e as tradições desses torneios e os gestores apoiaram o arranjo.
"O circuito estadual está em novo formato. Foi reformulado e terá outra dimensão. Um maior volume de partidas e de cidades envolvidas. No ano passado foram cinco torneios em Cuiabá e duas fases no interior. Neste ano serão nove na capital e oito nas demais cidades. E todos vão valer a mesma pontuação. Isso significa que vencer um torneio na capital ou no interior valerá a mesma quantia de pontos. O que tornará a disputa ainda mais acirrada", explica o presidente.
Conforme Barbosa, os tenistas mato-grossenses, federados e não federados, vão contabilizar pontos no ranking estadual. Já no ranking brasileiro, as regras são diferentes, só registrarão pontos aqueles que forem federados em nível estadual e nacional e estiverem com o cadastro em dia com a FMTT e a CBT (Confederação Brasileira de Tênis). E, em tempo, tenistas de outros estados podem disputar os torneios, mas sem acesso ao ranking.
Calendário
O primeiro dos 17 torneios do circuito mato-grossense de tênis ocorreu no mês passado, de 25 a 28 de fevereiro, chamado de 1ª Copa Monte Líbano de Tênis, realizado no Clube Monte Líbano, em Cuiabá. E que teve como campeão da Classe principal, a 1ª Classe, Gabriel Santos. O garoto (18 anos) venceu na final o vice-campeão de 2015, Lucas Lima (30 anos) com placar de dois sets a zero e parciais de 6/2 e 6/3. Com o resultado, Santos sai na liderança do ranking.
O segundo dos 17 torneios vai ocorrer neste mês, de 18 a 20 de março, nomeado Torneio de Tênis de Alto Araguaia, está na 13ª edição, as inscrições estão abertas até dia 12 e será sediado pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Alto Araguaia. E, conforme a organização, o campeão da 1ª Classe receberá prêmio de R$ 1.500,00. Da 2ª e 3ª Classes um kit esportivo e nas demais troféus. Para mais informações pelos telefones 66-9903-9181 ou 66-3481-1488.
O terceiro torneio será sediado pelo Círculo Militar de Cuiabá, terá início no dia 29 de março e termino em 03 de abril, na capital. As inscrições para todas as competições poderão ser feitas pelo site da Federação Mato-grossense de Tênis. Para o segundo torneio já estão abertas, mas para o terceiro ainda não.
Notícias dos Poderes
Semi-final da Copa SBT Sempre AgTech agita a Arena Amazon nesta sexta
08 de Agosto de 2025 as 14h33Atleta sinopense embarca para o maior campeonato de atletismo da América Latina
30 de Julho de 2025 as 15h11Lucas do Rio Verde sedia etapa estadual de modalidades individuais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses
Até domingo (27), cerca de 1.400 estudantes disputam títulos estaduais de badminton, ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez
23 de Julho de 2025 as 16h53A pedido de Dresch, processo eleitoral é novamente suspenso
Ação proposta pelo ex-presidente contesta publicação de novo edital pela Comissão Eleitoral
09 de Julho de 2025 as 09h33Processo eleitoral na FMF é novamente suspenso após liminar da Chapa Progresso no Futebol
Eleição segue sem data definida enquanto Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem analisa novo recurso contra publicação de edital
08 de Julho de 2025 as 16h52CBMA reconhece processo eleitoral e nova data pode ser definida
O atual presidente Aron Dresch tenta se reeleger e tem o empresário João Dorileo Leal como adversário
10 de Junho de 2025 as 15h20Com veto da CBF, Dresch deve desistir de reeleição na FMF
Sucessão na entidade estadual vive impasse jurídico com suspensão da eleição e fim de mandato
28 de Maio de 2025 as 14h13