Na luta
Atleta de MT é destaque no campeonato mundial de Kung Fu realizado na China
Lutadora conseguiu a 8ª posição no berço da arte marcial
Esporte | 13 de Agosto de 2018 as 14h 04min
Fonte: Redação

Brenda Silva Santos de 20 anos, de Cuiabá, foi a representante do Brasil no Campeonato Mundial Universitário de Kung Fu Wushu, realizado no início do mês em Macau, China. A atleta mato-grossense conseguiu uma expressiva 8ª colocação enfrentando os melhores do mundo na categoria.
“Foi uma experiência muito gratificante pois competi com atletas muito fortes, a maioria de países asiáticos onde o esporte é tradicional, faz parte da cultura local e reúne milhões de praticantes. Tive a honra de receber um certificado pela colocação entre os 8 melhores do mundo e vou continuar treinando forte para chegar ao nível deles. Meu foco é o Mundial adulto em 2019 e estes atletas certamente estarão lá”, disse Brenda.
O mundial universitário de Kung Fu Wushu foi organizado pela primeira vez pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A jovem atleta de Cuiabá já fez quatro períodos de treinamentos na China e acumula mais de 300 medalhas, sendo 8 medalhas de campeã brasileira da modalidade. Entre as medalhas de ouro, estão as dos campeonatos Panamericano e Sulamericano.
Brenda começou a competir aos 6 anos, por incentivo dos pais. “Meus pais se conheceram em uma academia em São Paulo. Quando vieram para Mato Grosso, meu pai começou a dar aulas de Kung Fu e eu comecei a treinar e acabei me apaixonando pelo esporte”, contou.
Segundo a atleta, as dificuldades são muitas para se manter em alto nível de competitividade, o que envolve recursos para custear os treinamentos no exterior e as participações em competições internacionais. Ela afirma que o principal motivo que a leva a continuar no esporte, é a paixão e a representatividade que ela leva para as competições.
Depois de promover uma ‘vaquinha’ na internet para arrecadar recursos, Brenda conseguiu o patrocínio da Agência Mais 2 Comunicação, apoio que custeou as despesas da participação na competição. A diretora da agência, Roselane Goularte, justificou o investimento nos talentos regionais. “Brenda é uma atleta de alto nível, seu currículo mostra uma trajetória vencedora que orgulha a todos os mato-grossenses. O excelente resultado obtido em Macau confirma que ela merece ser apoiada, pois tem talento, técnica e eficiência“, disse a empresária.
“Apesar de representar o país, não recebo ajuda do governo. Não luto por dinheiro, faço por amor, gosto de sentir o frio na barriga na hora das competições. Agora, com o apoio da família, dos amigos e da agência Mais 2, espero poder continuar lutando e representando o nosso nestes campeonatos internacionais”, disse Brenda.
Ela é atleta da seleção brasileira há seis anos e participará também do Campeonato Panamericano em Buenos Aires (Argentina) no mês de outubro.
Principais títulos representando o Brasil:
- 6th World Junior Wushu Championships (Mundial Junior), Bulgaria - 2016
- 5th World Junior Wushu Championships (Mundial Junior), Turquia - 2014
- 11th Pan American Wushu Championships (Panamericano), Texas - 2016
- 7º Campeonato Sul-americano de Kungfu Wushu, Paraguai - 2017 ( 2º lugar Changquan e - 1º lugar Qiangshu (lança)
- 6º Campeonato Sul-americano de Kungfu Wushu, Paraguai - 2015 - 1º lugar Jianshu (espada) - 1º lugar Qiangshu (lança)
- 10th Pan American Wushu Championships (Panamericano), Costa Rica - 2014 - 2º lugar Qiangshu (lança) - 3º lugar Jianshu (espada)
- 5º Campeonato Sul-americano de Kungfu Wushu, Buenos Aires/Argentina - 2013 - 1º lugar Jianshu (espada) - 1º lugar Qiangshu (lança)
- 9th Pan American Wushu Championships (Panamericano), Monterrey/ México - 2012 - 4º lugar Changquan.
Notícias dos Poderes
A pedido de Dresch, processo eleitoral é novamente suspenso
Ação proposta pelo ex-presidente contesta publicação de novo edital pela Comissão Eleitoral
09 de Julho de 2025 as 09h33Processo eleitoral na FMF é novamente suspenso após liminar da Chapa Progresso no Futebol
Eleição segue sem data definida enquanto Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem analisa novo recurso contra publicação de edital
08 de Julho de 2025 as 16h52CBMA reconhece processo eleitoral e nova data pode ser definida
O atual presidente Aron Dresch tenta se reeleger e tem o empresário João Dorileo Leal como adversário
10 de Junho de 2025 as 15h20Com veto da CBF, Dresch deve desistir de reeleição na FMF
Sucessão na entidade estadual vive impasse jurídico com suspensão da eleição e fim de mandato
28 de Maio de 2025 as 14h13