Esporte
Advogado do Sinop explica situação, nega erro processual e aguarda STJD
Esporte | 24 de Março de 2015 as 17h 15min
Fonte: Globo Esporte MT
O advogado Marcelo Mendes, contratado pelo Sinop para tentar reverter a decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso (TJD-MT) que puniu o clube com a perda de quatro pontos por escalação irregular de jogadores, explicou a situação do clube que teve o recurso voluntário negado nesta segunda-feira. Segundo ele, o advogado e vice-presidente do Fluminense, Mário Bittencourt não é o responsável pelo processo, conforme havia sido divulgado pela diretoria do Galo do Norte.
Mendes também relatou sobre os próximos passos que a equipe irá tomar para não ser rebaixada no Campeonato Mato-grossense, já que sem os quatro pontos caiu para a lanterna do grupo A. O corpo jurídico vai tentar reverter a decisão no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Se tiver êxito um novo julgamento será marcado. Sem os pontos, o maior beneficiado foi o Luverdense, que entrou na zona de classificação e joga nesta quarta-feira contra o Cuiabá, já pela segunda fase.
- Primeiro queremos deixar claro que o Mário não está tratando diretamente neste processo. Temos uma empresa que está cuidando do caso, mas claro que ele tem acompanhado, porém não tão diretamente. Eu sou o responsável. Quanto ao erro processual, queremos esclarecer que o tribunal desportivo prega pela informalidade. O presidente do tribunal de Mato Grosso não teve o mesmo critério em decisões anteriores. Na denúncia do Mixto contra o próprio Sinop, a documentação foi entregue a ele. Para nós essa formalidade não cabe no processo, que prima pela informalidade - disse Mendes, ao GloboEsporte.com.
Em sua decisão, o presidente do TJD-MT, João Vicente Scaravelli, afirmou que houve erro processual no recurso voluntário do Sinop e que não poderia aceitar os documentos. Com isso, o processo acabou extinto no âmbito estadual.
- Agora vamos ao STJD para que o Pleno do TJD-MT ao menos julgue o recurso. Esperamos uma decisão favorável até esta quarta-feira. O jogo entre Luverdense e Cuiabá pode até não acontecer. Divulgaram a tabela toda da segunda fase, sem ao menos o Sinop tentar se defender. Essa partida no nosso entendimento está sub-judice, podendo ser cancelada, mesmo que seja disputada.
Para finalizar, Mendes citou os artigos 36 e 52 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para reafirmar que não houve erro processual. O 36 diz o seguinte: "Os atos do processo desportivo não dependem deforma determinada senão quando este Código expressamente o exigir, reputando se válidos os que, realizados de outro modo, atendam à sua
finalidade essencial". Já o 52: "Quando prescrita determinada forma, sem cominação de nulidade, o órgão judicante considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade".
Outro lado
Em resposta, João Vicente Scaravelli, afirmou que a denúncia do Mixto foi encaminhada para a Procuradoria do TJD-MT, que a transformou em denúncia. Quanto aos erros processuais, ele voltou a afirmar que não teria como aceitar algo incorreto.
- Se eu não cumprir a lei pode virar bagunça. Eles passaram por cima dos artigos, conforme já explicado. Quanto aos artigos 36 e 52, são válidos, porém não posso passar por cima da lei. Iria contra o benefício. Entendo que eu tenho que seguir o que já foi feito. Esses artigos vão em conflito com o o aplicado - afirmou.
Notícias dos Poderes
Semi-final da Copa SBT Sempre AgTech agita a Arena Amazon nesta sexta
08 de Agosto de 2025 as 14h33Atleta sinopense embarca para o maior campeonato de atletismo da América Latina
30 de Julho de 2025 as 15h11Lucas do Rio Verde sedia etapa estadual de modalidades individuais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses
Até domingo (27), cerca de 1.400 estudantes disputam títulos estaduais de badminton, ciclismo, judô, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez
23 de Julho de 2025 as 16h53A pedido de Dresch, processo eleitoral é novamente suspenso
Ação proposta pelo ex-presidente contesta publicação de novo edital pela Comissão Eleitoral
09 de Julho de 2025 as 09h33Processo eleitoral na FMF é novamente suspenso após liminar da Chapa Progresso no Futebol
Eleição segue sem data definida enquanto Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem analisa novo recurso contra publicação de edital
08 de Julho de 2025 as 16h52CBMA reconhece processo eleitoral e nova data pode ser definida
O atual presidente Aron Dresch tenta se reeleger e tem o empresário João Dorileo Leal como adversário
10 de Junho de 2025 as 15h20Com veto da CBF, Dresch deve desistir de reeleição na FMF
Sucessão na entidade estadual vive impasse jurídico com suspensão da eleição e fim de mandato
28 de Maio de 2025 as 14h13