Educação
Seduc dá mais agilidade a procedimentos licitatórios
Educação | 20 de Setembro de 2016 as 09h 44min
Fonte: Camila Cecilio | Seduc/MT

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc-MT) passou a ter duas Comissões Permanentes de Licitação (CLP) para dar agilidade aos processos de obras nas escolas estaduais do Estado. Cada comissão é formada por um presidente, dois membros e dois suplentes, com a responsabilidade de realizar as licitações nas modalidades previstas em lei, conforme a Portaria n° 312/2016, publicada no Diário Oficial que circulou no último dia 14.
De acordo com a portaria, os processos licitatórios serão distribuídos pela Superintendência de Aquisições e Contratos (Suac) da Seduc, de forma a garantir o equilíbrio da demanda entre os dois grupos de trabalho.
Além disso, obras, projetos, planilhas, plantas e memoriais só serão licitados, obedecidas as demais normas legais, após parecer técnico conclusivo quanto ao atendimento pleno das orientações técnicas do Instituto Brasileiro de Obras Públicas (Ibraop), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Manuais Técnico de Edificações do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Outro ponto destacado na portaria, diz que a análise e parecer técnico conclusivo sobre as propostas e planilhas apresentadas por licitantes caberá à Superintendência de Obras e Manutenção (Suom) da Seduc, em prazo máximo de sete dias úteis, contados a partir da solicitação.
Ressaltando que o Estado precisa ser eficiente e entregar resultados, ao mesmo tempo em que precisa atuar com transparência, o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Marco Marrafon, pontua que o intuito é realizar obras e projetos com qualidade e aproximar a secretaria da população por meio dessas ações.
“Criamos essas duas comissões para dar lisura e rapidez nos processos licitatórios e aquisições. Esse é o grande objetivo: estabelecer que o fluxo caminhe de maneira adequada para assegurar a legalidade e licitude das aquisições, destacando sempre a qualidade das obras”, afirma.
Marrafon acrescenta, ainda, que o programa Pró-Escola, que será lançado nas próximas semanas, vai demandar significativo número de licitações a serem feitas, já que visa a renovação da estrutura da rede estadual por meio do eixo Estrutura. O programa contemplará outros dois pontos, que são: Ensino e Inovação.
Notícias dos Poderes
Termina nesta quarta-feira (23) inscrições para o seletivo das escolas estaduais militares
São 5.422 vagas ofertadas nas 29 escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026
23 de Julho de 2025 as 11h05Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
22 de Julho de 2025 as 13h54Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
22 de Julho de 2025 as 12h32Inscrições no processo seletivo para escolas estaduais militares terminam nesta quarta-feira (23)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
21 de Julho de 2025 as 15h39Inscrições para o ano letivo de 2026 no IFMT começam nesta segunda-feira (21)
O processo seletivo será realizado em duas modalidades: prova objetiva ou análise do histórico escolar
21 de Julho de 2025 as 14h44'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00