70 vagas
Seduc autoriza licença de servidores para mestrado e doutorado; veja critérios
Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (02)
Educação | 04 de Fevereiro de 2021 as 11h 23min
Fonte: Carolina Holland - Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 2 de fevereiro a portaria sobre prazos e critérios para concessão de licença para qualificação profissional (mestrado e doutorado), dispensa simples para curso de pós-graduação e afastamento para curso no exterior.
A portaria é referente ao período do primeiro semestre de 2021. São 70 vagas para servidores efetivos, no exercício efetivo mínimo de três anos ininterruptos na função em que foi investido, e com estabilidade publicada.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatiza que investir em capacitação e formação continuada dos servidores é prioridade da pasta. “Nossos desafios são enormes. A pandemia trouxe um impacto muito negativo, tornando a tarefa ainda mais difícil. Mas tenho certeza que com a valorização de nossos profissionais da educação, com a ampliação dos conhecimentos, vamos juntos conseguir mudar o atual cenário”.
Conforme a portaria 66/2021, os processos devem ser protocolados entre os dias 8 a 19 de fevereiro. Os candidatos devem juntar documentos obrigatórios que constam da instrução normativa em vigor, além do requerimento, declarações e termos preenchidos e assinados -- disponíveis no site da Seduc-MT. (http://www3.seduc.mt.gov.br/web/seduc/-/8186314-desenvolvimento-profissional?ciclo )
Os candidatos precisam também juntar atestado de matrícula no curso de mestrado ou doutorado. Caso não esteja disponível, a Seduc-MT autoriza, excepcionalmente neste primeiro semestre de 2021, que seja usada a lista de aprovados no curso em questão. O atestado de matrícula deve ser encaminhado no e-mail lqp.sagp@educacao.mt.gov.br até o dia 10 de março de 2021.
Critérios para requerer as dispensas
Entre os critérios para entrar com o processo solicitando licença, dispensa ou afastamento o servidor não pode estar em estágio probatório em um dos cargos de provimento, quando se tratar de dois vínculos legalmente acumuláveis. Tem que possuir, para fins de aposentadoria, o dobro de tempo de duração da licença. Não ultrapassar o número de 1/6 dos servidores licenciados na unidade administrativa de lotação do servidor. Não pode ter sido penalizado e nem respondendo sindicância, processo administrativo disciplinar ou criminal.
O curso tem que estar correlacionado com a área de atuação em consonância com a Política Pública Estadual da Educação ou com o Projeto Político Pedagógico da Escola.
Prazos
O afastamento inicial para mestrado será de 12 meses e para doutorado de 24 meses, cabendo prorrogação até o limite máximo, após análise de aproveitamento do curso.
Para o mestrado o tempo máximo de afastamento é de 24 meses. Para doutorado de 48 meses. Para doutorado imediatamente após a conclusão do mestrado, o máximo de 72 meses (para a conclusão de ambos).
Critérios de desempate e dispensas
Os critérios de desempate para concessão à qualificação profissional serão:
- ter menor qualificação
- ter maior tempo entre o último afastamento de qualificação profissional concedido e o novo pedido
- maior tempo de serviço no cargo
- ter desempenhado funções gratificadas ou designadas.
Se ainda assim houver empate, será seguida a ordem de protocolo.
A Seduc esclarece ainda na portaria que serão concedidas simples dispensas aos servidores lotados e ou designados no órgão central da Seduc, Conselho Estadual de Educação, Diretorias Regionais de Ensino (DREs)/Cefapros, Assessorias Pedagógicas, bem como aos técnicos administrativos educacionais das unidades escolares, desde que não estejam em função de dedicação exclusiva.
Para acessar a portaria na íntegra clique aqui.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24