8 de fevereiro
Rede municipal de Sorriso retornará às aulas de maneira presencial
Mais uma vez, o diálogo motivou a decisão
Educação | 25 de Janeiro de 2021 as 10h 57min

Representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorriso (Sinsems) decidiram, na manhã de hoje (25), promover o retorno de maneira presencial às aulas para os 15,5 mil alunos da rede municipal a partir do dia 8 de fevereiro.
Seguindo o protocolo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (Semsas), e levando em consideração orientações do Governo Federal, e demais instituições, as aulas serão retomadas de maneira híbrida, gradativa e escalonada. Para os pais que não quiserem encaminhar as crianças à escola, não há problema algum, pois é possível continuar somente com o ensino remoto.
Vale detalhar que os alunos não retornarão ao mesmo tempo e não terão aulas todos os dias da semana, ou seja, em alguns dias da semana, irão à escola e, nos outros, farão atividades em casa. Desta maneira, será consideravelmente reduzido o fluxo de alunos nas unidades escolares, permitindo assim o respeito ao distanciamento necessário para frear a disseminação do novo coronavírus, o Sars- CoV-2, que provoca a Covid-19. Com a criação destas “bolhas” de isolamento, também é possível tornar mais seguro o transporte escolar.
“As aulas começam a partir do dia 8, mas não para todos os alunos, pois este retorno será aos poucos, respeitando a realidade de cada unidade escolar, visto que o protocolo leva em conta a particularidade de cada escola, de cada Cemeis”, reitera a titular da Semec, Lúcia Drechsler.
“Este diálogo é indispensável para nosso trabalho e, por meio dele, com maturidade e cooperação, poderemos avançar sempre em busca do que é melhor para toda a sociedade”, destaca o prefeito em exercício, Gerson Bicego, reforçando que, assim como será permitido aos alunos a opção de permanecer em casa, com atividades remotas, os professores que integram o grupo de risco também não serão obrigados a retornar à sala de aula. “Cada caso será rigorosamente analisado, sempre com foco no bem-estar coletivo e também na situação de cada profissional”.
Desde o ano passado, a Semec já vem estruturando o protocolo para o retorno às atividades presenciais da forma mais segura possível. “Inclusive, nosso material foi partilhado com outros municípios da região”, informa Lúcia, complementando ainda que a maioria dos professores é favorável ao retorno. “Fizemos uma pesquisa e dentro do universo de 692 profissionais que responderam, 525 afirmaram que querem retornar à sala de aula e, mais uma vez, de forma prudente e democrática, debatemos este assunto, pois estamos atentos à situação, acompanhando todos os números, respeitando os profissionais que integram o grupo de risco e, com aval da Câmara e do Sindicato, optamos assim por retornar às aulas de maneira presencial no dia 8”.
Um dos representantes da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas), o coordenador de Atenção Especializada em Saúde, Matheus Freiria, reforçou que o protocolo da Semec deve promover um retorno de maneira ordenada e segura, mas que, se houver um aumento de casos, a estrutura ofertada por Sorriso deve garantir o pronto atendimento a todas as situações. “Hoje, graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido, nosso índice de pacientes com complicações é consideravelmente baixo, por isso, a importância de buscar atendimento no Hospital de Campanha já nos primeiros sintomas”.
A Semec prossegue, neste período, com processo de orientação a todos os profissionais da rede com relação ao protocolo e também com as atividades de formação continuada, como já faz parte da rotina para o início do ano letivo.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24