EMEB Sadao Watanabe
Projeto fomenta a leitura e a participação da família no cotidiano escolar
Ação estimula práticas de leitura e escrita
Educação | 08 de Maio de 2019 as 09h 04min
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Pensando em uma forma de incentivar a leitura e a participação da família no dia a dia dos alunos de uma só vez, a Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe, no bairro Primaveras, está desenvolvendo o Projeto "Leitura e Escrita: Bom te ver", com alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa, que ocorre durante as aulas de Língua Portuguesa, consiste em uma proposta pedagógica formatada para despertar o gosto pelas práticas de ler e escrever, de maneira dinâmica e interativa.
Idealizadora do projeto, a professora Janice Karnikowski Tonin acredita que a ideia colherá bons frutos. "Acredito que a ideia do projeto está sendo bem aceita. Um dia depois do lançamento da ideia havia pais querendo saber que dia poderiam vir contar a história, cada qual querendo ajudar seu filho, neto a ter a premiação. Também já comentei com outros professores e teve uma professora da educação infantil que adequou o mesmo projeto para seus alunos, ou seja, já temos multiplicadores", comemora Janice.
Conforme explica a professora, o projeto é desenvolvido da seguinte maneira: para cada estudante é criada uma espécie de ficha literária com dados gerais sobre a(s) publicação(ões), a exemplo de autor, ilustrador, gênero literário, personagens, características, local onde se passa a história. Cada uma deve ser preenchida mediante a leitura das obras, além, também, de o aluno realizar uma breve síntese do que encontrou nas páginas diversas.
O estudante tem um prazo de cinco dias para leitura do livro - adequado em termos de formato e número de páginas, de acordo com a idade - e realizar o preenchimento do formulário. Finalizada essa tarefa, as informações são conferidas pela professora. A cada ficha literária completa, o aluno ganha um ponto. No entanto, se ele compartilhar o livro com a família e algum integrante fizer a leitura e optar por ir até a sala de aula fazer uma contação de história, a criança ganhará dois pontos.
Ao final de cada etapa desta, a professora disponibiliza outra publicação para repetir o processo. O projeto também contempla educandos da Educação Especial (AEE) e, para estes, a folha de informações é adaptada às suas características, no entanto, permanecem as regras de pontuação.
O projeto é desenvolvido com turmas dos períodos matutino e vespertino, no decorrer de toda a semana , durante as aulas de Língua Portuguesa. Nesta quarta-feira, 08 de maio, a escola recebe a mãe de uma aluna que fará a contação de história, a partir das 13h.
O leitor destaque do projeto será premiado com uma bicicleta.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24