Projeto
Professoras de Sinop lançam livro sobre importância dos nutrientes
Obra visa auxiliar na alfabetização científica das crianças
Educação | 26 de Novembro de 2020 as 14h 31min
Fonte: Redação com assessoria

Com o objetivo de auxiliar na alfabetização científica de crianças, programa de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, lançou “Nutrientes”, livro que apresenta a importância e funções dessas substâncias no organismo humano. A obra integra a série Pequenos Cientistas, que já desenvolveu 13 livros abordando conteúdos científicos de forma lúdica e objetiva, adaptando a linguagem para o público infantil.
A produção apresenta os macronutrientes e micronutrientes, ressaltando em quais alimentos é possível encontrá-los. Além disso, é discutido sobre o equilíbrio alimentar em busca de uma vida saudável, com explicação sobre a forma que doces e alimentos gordurosos em excesso podem fazer mal à saúde.
“Assim como todas as obras da série Pequenos Cientistas, o livro Nutrientes tem como missão auxiliar na alfabetização científica de nossas crianças, apresentando alguns aspectos científicos envolvidos no tema e ligando esses conhecimentos ao dia a dia de nossas crianças. No caso específico desta obra, ainda estamos contribuindo com a compreensão da importância de uma alimentação equilibrada”, explica a vice-coordenadora do projeto e professora no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), Roberta Nogueira.
O livro foi desenvolvido pelo programa de extensão MT Ciência, cujo objetivo é popularizar o conhecimento científico por meio de diversas áreas e ações, visando atingir o máximo de pessoas com cursos de capacitação e treinamento, consultorias técnicas especializadas e a publicação e distribuição de livros e outros materiais didáticos.
“Apresentar um conteúdo científico de forma simples, objetiva e atrativa é a grande missão desta série de livros, que busca encantar nossos pequenos pelo mundo incrível de perguntas e respostas, para que no futuro tenhamos mais cientistas trabalhando para que tenhamos uma vida melhor. Todos que participam deste trabalho acreditam que esta seja uma missão das universidades, produzir conhecimento e popularizá-lo”, destaca a docente.
Participaram da produção do livro as professoras Juliana Agostini e Renata Luvizoto, ambas do Câmpus de Sinop, além da contribuição da professora da rede municipal de ensino Anelise Torres e da professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Rosana Varela.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24