Tangará da Serra
Professor do MT faz doutorado na Espanha com apoio da Seduc
Daniel Aparecido Burgos de Araújo já está na Universidade de Santiago de Compostela, onde vai estudar pelos próximos 5 meses
Educação | 21 de Outubro de 2021 as 13h 33min
Fonte: Redação com assessoria

“Triunfo, vitória e êxito alcançados, sentimento de felicidade, contentamento”. Essas foram as reações do professor Daniel Aparecido Burgos de Araújo ao saber que tinha conquistado uma das 1.400 bolsas disponibilizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para realizar um doutorado sanduíche, com parte dos estudos no exterior.
A Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, é a nova “casa” do educador mato-grossense pelos próximos cinco meses. Ele embarcou para o país vizinho no dia 9 deste mês.
Professor de Espanhol da Escola Estadual 29 de Novembro, em Tangará da Serra, Daniel Burgos afirma estar entusiasmado com a oportunidade. “As expectativas são as melhores possíveis. Irei compreender um pouco mais da produção literária do autor em estudo, conhecer a parte cultural, a parte histórica, vivenciar cada lugar daqueles que apresentam tanta história e que têm tanta influência na nossa história como Brasil”.
Daniel relata que o processo para a aprovação foi longo, mas que o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) foi fundamental para essa conquista. “É um processo que envolve criar um projeto envolvendo a tese, o estudo, depois um reflexo na comunidade escolar, o que aquilo pode contribuir na evolução tanto minha quanto dos meus alunos. Agradeço a Seduc e a CAPES pela oportunidade de estudar na Espanha”.
“Eu fiz um mestrado, ainda era contratado e estava trabalhando, foi complicado. Agora, fiz a metade do doutorado também trabalhando, mas pude, finalmente, pedir licença para qualificação profissional. Essa licença é primordial para que meu texto ganhe um nível melhor, é um texto que vai receber âmbito internacional, vai ter participação da co-orientadora da Espanha na minha banca e é uma forma de divulgação do trabalho do Brasil”, acrescenta o doutorando.
Daniel conta que nunca foi para a Espanha e ressalta que nessa experiência vai estudar com professores do país para desenvolver sua tese, além de participar de eventos e seminários.
Qualificação Profissional
A licença, dispensa ou afastamento para Qualificação Profissional é uma concessão que permite aos servidores da educação dispensa simples para curso de pós-graduação e afastamento para curso no exterior.
Atualmente, a Seduc possui 182 servidores em afastamento, sendo 41 para Doutorado e 141 para Mestrado.
Notícias dos Poderes
Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15