Piso salarial
Prefeitura atualiza piso e aumenta salário de professores da educação municipal em 5,94%
O percentual de reajuste, que já será pago a partir de maio/23
Educação | 20 de Abril de 2023 as 11h 34min
Fonte: Vanessa Kienen - Assecom

O prefeito Roberto Dorner anunciou, nesta manhã (20), a atualização do piso salarial para os profissionais do magistério da educação básica municipal, em atendimento a Lei Federal nº 11.738/18. O percentual de reajuste, que já será pago a partir de maio/23, ficou em 5,94% para todos os profissionais da rede municipal de ensino, com recursos do FUNDEB e contrapartida dos cofres municipais.
Dorner destaca que foi realizado um estudo de impacto orçamentário que verificasse as condições de pagamento, dentro da arrecadação municipal, e desde janeiro está sendo conversado junto ao departamento de finanças, educação e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, o reajuste para a classe. “Nós estamos fazendo a nossa parte junto com os professores, e tenho certeza que os professores irão fazer a parte deles, melhorando ainda mais o ensino, para que os nossos alunos tenham uma aprendizagem mais rápida, e com notas mais altas”, destacou.
O chefe do executivo destaca ainda a construção de sete novas escolas no município. “Até final de maio, nós vamos entregar duas escolas e duas creches, que são construídas com recursos próprios. O dinheiro da educação está sendo aplicado na educação, e ainda um pouco a mais. Nós estamos fazendo o melhor para a nossa educação, esperamos que o nosso município seja modelo, dentro do Estado de Mato Grosso ", frisou o gestor.
Conforme a Secretária de Educação, Sandra Donato, o reajuste será pago a partir do mês de maio de 2023. “Nós estamos cumprindo com a incorporação do reajuste, sendo que no início do ano o prefeito ele já deu o RGA, e agora ficou um complemento desse reajuste. O aumento é para todos os professores da rede municipal de ensino, conforme prevê a lei. Os meses retroativos serão pagos da seguinte forma: Junho/2023 – pagamento retroativo de janeiro e fevereiro; Julho/2023 – pagamento retroativo de março e abril”, explicou.
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Adriano Perotti, destaca que vem trabalhando com a gestão desde janeiro. “Sobre a reposição do piso salarial dos professores, é uma lei Federal, e a gente vinha negociando com o prefeito Roberto Dorner, o momento ideal para estar sendo feito isso, uma vez que a gente depende também de recursos, arrecadação do município e do estado, o que vem tendo dificuldades, principalmente a questão de ICMS e a perda na arrecadação do FUNDEB. No entanto, graças ao empenho da prefeitura, a gente conseguiu chegar na data de hoje, e está passando essa diferença que falta do piso dos professores da rede municipal”.
Ele ressalta ainda que Sinop vem cumprindo o pagamento a categoria todos os anos. “Existem municípios no estado de Mato Grosso que acabam não seguindo o que diz a legislação Federal. Em Sinop, desde que foi implantado o piso nacional do magistério, ele é feito todo ano”.
Participaram da reunião, todos os diretores da rede municipal de ensino, representantes do FUNDEB, os vereadores Célio Garcia, Juventino e o presidente da Câmara Paulinho Abreu. Estiveram presentes a Secretária de Governo Faira Strapazzon e a Secretária de Planejamento e Finanças, Adriana Casturino.
Notícias dos Poderes
Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24Estudante de Sinop é selecionada para representar MT no Programa Jovem Senador
Redação de Stefany Formigari foi selecionada entre mais de 5 mil redações de MT
30 de Junho de 2025 as 07h15