Prevenção
Pesquisadores da UFMT criam cartilha sobre tuberculose
Cartilha “De Olho na Tuberculose” está disponível em português, espanhol e warao
Educação | 02 de Outubro de 2020 as 09h 28min
Fonte: Redação com assessoria

Pesquisadoras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, participaram do desenvolvimento da cartilha educativa “De Olho na Tuberculose”, disponível em português, espanhol e warao.
“A cartilha foi elaborada com o intuito de alertar as pessoas, principalmente os migrantes dos sinais, sintomas e do tratamento da tuberculose. A gente busca atingir um grande grupo da sociedade e por meio de uma forma e um linguajar simples possibilitar o diagnóstico precoce”, explica a professora Rosângela Guerino Masochini, uma das organizadoras.
De forma ilustrativa e lúdica, adotando o emprego de dois personagens, o Super Coquetel e o Bacilo de Koch, um representando o tratamento medicamentoso e o outro a bactéria causadora da doença, o material desvenda página a página a tuberculose e orienta os leitores sobre o tratamento. Na parte final, a cartilha explica sobre a pesquisa desenvolvida e a participação voluntária, com a possibilidade de desistência a qualquer momento. “É uma doença milenar infecto contagiosa que ainda acomete muitas pessoas em todas as faixas etárias e classes sociais. É importante, mesmo estando no século 21 falar sobre o assunto, pois se não tratada pode evoluir para o óbito”, alerta a profissional sobre a atenção aos sinais.
A pesquisa desenvolvida a nível nacional “Tuberculose e migrantes nos países dos BRICS: o caso do Brasil” é organizada pelo Laboratório de Epidemiologia (Lab-Epi) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com a participação do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS). Está sendo implementada em Manaus (AM), Boa Vista (RR), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
Sua organização contempla três fases. Na primeira, será realizada a descrição epidemiológica dos migrantes residentes no Brasil e dos casos notificados de tuberculose utilizando os sistemas de informações oficiais do governo federal. Na segunda fase, um estudo para detectar a prevalência de infecção latente de tuberculose em indivíduos migrantes e as barreiras enfrentadas no sistema de saúde, relacionadas ao tratamento dessa população. A terceira é a implementação de um estudo para avaliar uma intervenção de cuidado relacionado à tuberculose em população migrante.
A expectativa é que os resultados da pesquisa possam contribuir com a elaboração de políticas locais, nacionais e globais, que orientem a construção de planos de atenção à saúde, com ênfase na tuberculose, para populações migrantes, adequando as políticas públicas às especificidades dos diversos grupos, e assim sejam capazes de atender o aumento da demanda do fluxo migratório. “A proposta da cartilha é importante e deve ser instigada a ampliar a sua divulgação para outros estados e cidades, nós temos interesse em realizar essa divulgação aqui também, talvez uma reimpressão voltada somente para Sinop”, conclui a docente.
A cartilha educativa foi organizada pelas professoras da UFMT Rosângela Guerino Masochini e Sonia Vivian de Jezus e os docentes Carolina Maia Martins Sales, Thiago Nascimento do Prado e Ethel Leonor Noia Maciel da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24