Educação
Pós-graduação em Educação Sistêmica abre vagas em Sinop
Educação | 15 de Abril de 2016 as 11h 10min
Fonte: Daniela Melhorança

“Existe o antes e o depois do primeiro módulo. Minha percepção mudou completamente, justamente porque passei a olhar o todo e não somente o que está ao meu redor”, declara a massoterapeuta Elisete Biasibette da Rocha, aluna da especialização em Educação Sistêmica Fenomenológica. Segundo ela, o conteúdo aprendido no módulo sobre Teoria Geral Sistêmica, realizado de 18 a 20 de março, proporcionou mais segurança e equilíbrio. “Integrar tudo que nos pertence nos torna mais completos”, frisa a massoterapeuta, destacando que esse é o sentimento de todos os integrantes da primeira turma de pós-graduação em Sinop.
A declaração de Elisete vai ao encontro da proposta da pós-graduação, uma vez que o projeto pedagógico apresenta recursos para que a pessoa amplie a própria visão e até da empresa a qual esteja inserida, e, com isso, permita-se fazer uso de dinâmicas e ferramentas que promovem a inclusão, a ordem e o equilíbrio nas relações das pessoas. O curso de Educação Sistêmica busca por soluções, e tem fundamentação nas constelações familiares de Bert Hellinger.
O segundo módulo, com a disciplina Visão Sistêmica do ser humano, será realizado de 15 a 17 de abril. A facilitadora é consteladora e terapeuta, no Rio de Janeiro, e vai trabalhar os conteúdos: O ser humano integral e as ordens do amor, e As três leis sistêmicas - pertencimento, hierarquia e o equilíbrio entre dar e receber. As aulas são ambientadas na Chácara Shalon, em Sinop.
A proposta da Educação Sistêmica Fenomenológica, além de inovadora, utiliza o contexto de humanização nas relações organizacionais. Através da Educação Sistêmica, de acordo com Hellinger, é possível focar os aspectos das relações que estão presentes em nível inconsciente e afetam, por exemplo, o modo de pensar, sentir, fazer escolhas, saúde, prosperidade e relacionamentos pessoais e empresariais.
Com essa abrangência, o curso é aberto a profissionais com formação superior em Medicina, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem e outras áreas da saúde. A especialização também é indicada a religiosos, docentes com formação em qualquer curso, terapeutas e áreas afins, desde que a graduação, independente da área, tenha sido feita em Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Possibilidade
“Como estamos no início do curso, com a realização do primeiro módulo, abrimos vagas para interessados em fazer essa pós-graduação. Os futuros novos alunos ingressam na segunda disciplina, e depois marcaremos a data para que possam cursar o módulo sobre Teoria Geral Sistêmica”, disse o diretor-geral da Faculdade Católica de Mato Grosso – Sedac (Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa), padre Edson Sestari.
Ele assinala que, além de oferecer aos profissionais das áreas das ciências humanas os conhecimentos da teoria sistêmica-fenomenológica, o curso possibilita às pessoas atuarem ordenadamente na educação, família e nas organizações.
A pós-graduação do Sedac, em parceria com o Instituto OCA (Núcleo de Consciência Humana), tem carga horária de 360 horas/aulas, com um encontro por mês, de sexta-feira, à noite, a domingo, ao meio dia.
“A possibilidade de utilizar os recursos e ferramentas no ambiente de trabalho é algo que não tem preço. Além disso, a forma de atuar muda completamente, porque amplia o olhar para o todo”, assinala a psicóloga Inês Rezende Oliveira, que participou da primeira turma de especialização em Educação Sistêmica, na sede da Faculdade Católica, em Várzea Grande.
“Tenho utilizado o que aprendi no trabalho de forma simples. Passei a incluir as ferramentas e, ao mesmo tempo, compreender quantas possibilidades de solução existem nas situações conflitivas que nos são colocadas”, diz a psicóloga, apontando que no fim todos ficam bem.
Notícias dos Poderes
Enem 2025 registra aumento de mais de 18,9% nas inscrições em MT
Mato Grosso tem 80.429 inscrições confirmadas para o Enem deste ano. Dados do MEC e Inep indicam participação de 73,04% dos concluintes da rede pública.
28 de Julho de 2025 as 07h42Termina nesta quarta-feira (23) inscrições para o seletivo das escolas estaduais militares
São 5.422 vagas ofertadas nas 29 escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026
23 de Julho de 2025 as 11h05Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
22 de Julho de 2025 as 13h54Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
22 de Julho de 2025 as 12h32Inscrições no processo seletivo para escolas estaduais militares terminam nesta quarta-feira (23)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
21 de Julho de 2025 as 15h39Inscrições para o ano letivo de 2026 no IFMT começam nesta segunda-feira (21)
O processo seletivo será realizado em duas modalidades: prova objetiva ou análise do histórico escolar
21 de Julho de 2025 as 14h44'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15