Dispositivo
MEC lança plataforma gratuita de preparação para o Enem
A primeira prova on-line será aplicada no dia 30 de abril
Educação | 13 de Abril de 2016 as 09h 40min
Fonte: Viviane Saggin

O Ministério da Educação (MEC) lançou na última semana, em parceria com o Sesi, um programa de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio denominado “Hora do Enem”. O projeto é composto pela plataforma de estudos Geekie Games, simulados online, um programa televisivo com entrevistas, questões resolvidas e informações sobre o exame e um canal de vídeos online apelidado de Mecflix.
Alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública poderão acessar gratuitamente todos os recursos. Já os estudantes de escolas particulares e de outros anos terão acesso gratuito à parte deles. O conteúdo está disponível no site horadoenem.mec.gov.br, acessível a qualquer hora do dia, com smartphone, tablet ou computador.
Desenvolvida pela empresa Geekie, a plataforma cria um plano de estudos personalizado para o aluno com base no curso em que ele quer passar, na quantidade de horas que tem para estudar diariamente e em seus pontos fortes e fracos. Quanto mais ele usa os recursos da plataforma - que dispõe de 600 aulas com vídeos, exercícios e resumos, além de simulados, o aluno recebe recomendações para que consiga aprender todo o conteúdo necessário até o dia do Enem.
A programação televisiva inclui 300 vídeos de resoluções de exercícios. A exibição será diária, às 18h, com reprise no dia seguinte, às 7h e às 13h, além dos fins de semana. A transmissão contará com a parceria de mais de 40 canais em todo o Brasil, entre tevês universitárias, comunitárias, legislativas e canais estaduais.
Simulados
As provas dos simulados contam com itens no formato Enem e geram uma nota TRI muito próxima da nota real que o aluno tiraria caso realizasse o exame oficial na mesma data (embora seja importante frisar que a nota do simulado não vale para o Enem). Ao final de cada simulado, o aluno tem acesso a um relatório que traz a comparação de sua nota com a exigida em seu curso e faculdade escolhidos, bem como com a nota média do Brasil.
A primeira prova on-line será aplicada no último sábado deste mês (dia 30) e terá 80 itens, com a mesma metodologia de elaboração de questões do Enem. O simulado estará aberto durante quatro horas ininterruptas para o candidato, que pode realizá-lo entre a zero hora e as 20h do dia 30.
Estudantes inscritos no programa Hora do Enem que não dispõem de acesso à internet, devem pedir vagas para realizar o simulado em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O prazo termina no próximo dia 15. Há 120 mil vagas disponíveis, em instituições de todo o país.
Esse pedido é exclusivo para os 2,2 milhões de alunos concluintes do ensino médio e devem ser feitos na própria plataforma do programa, com o número de CPF do participante. Quem optar por fazer a prova em uma das instituições ofertantes de acesso à internet deve estar atento ao horário. O treino nesses locais será realizado das 8h às 12h (horário de Brasília).
Mato Grosso
De acordo com o secretário adjunto de Política Educacional, Gilberto Fraga de Melo, no ano passado a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) disponibilizou a plataforma Geekie Games para cerca de 25 mil alunos da rede estadual de ensino. Os estudantes tiveram à disposição um plano personalizado de estudos para o Enem.
“A iniciativa fez parte da força-tarefa criada pela Secretaria com vistas à melhoria do desempenho dos nossos estudantes no Exame, o que significa também o avanço da proficiência, ou seja, a síntese numérica de seu nível de domínio em uma competência”, esclarece, destacando que a intenção também foi elevar a participação dos alunos da rede estadual no Enem.
Notícias dos Poderes
Enem 2025 registra aumento de mais de 18,9% nas inscrições em MT
Mato Grosso tem 80.429 inscrições confirmadas para o Enem deste ano. Dados do MEC e Inep indicam participação de 73,04% dos concluintes da rede pública.
28 de Julho de 2025 as 07h42Termina nesta quarta-feira (23) inscrições para o seletivo das escolas estaduais militares
São 5.422 vagas ofertadas nas 29 escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026
23 de Julho de 2025 as 11h05Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
22 de Julho de 2025 as 13h54Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
22 de Julho de 2025 as 12h32Inscrições no processo seletivo para escolas estaduais militares terminam nesta quarta-feira (23)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
21 de Julho de 2025 as 15h39Inscrições para o ano letivo de 2026 no IFMT começam nesta segunda-feira (21)
O processo seletivo será realizado em duas modalidades: prova objetiva ou análise do histórico escolar
21 de Julho de 2025 as 14h44'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15