Pesquisa
Mato Grosso terá 75% de vacinados somente no final de 2022
Segundo a UFMT, se o objetivo for ter toda a população do estado vacinada ainda em 2021, a média de doses semanais deve ser ampliada para 115 mil
Educação | 25 de Junho de 2021 as 09h 07min

Projeto de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgaram uma nota técnica sobre a vacinação contra covid-19 em Mato Grosso e alertaram sobre a lentidão do processo e a necessidade de manutenção das medidas não farmacológicas de prevenção da doença. O material foi desenvolvido com rigor científico, utilizando dados oficiais e metodologia estatística testada e comprovada.
Atualmente, a média de doses aplicadas por semana em Mato Grosso é de pouco mais do que 31 mil. Segundo os pesquisadores, neste ritmo, para atingir a meta de vacinar 75% da população com as duas doses, de forma a controlar efetivamente o contágio pela doença, o estado ainda estaria vacinando no final de novembro de 2022.
Com um incremento neste processo, aumentando a média de doses aplicadas para 56 mil, a mesma meta poderia ser alcançada ainda em maio de 2022. Entretanto, se o objetivo for ter toda a população do estado vacinada ainda em 2021, a média de doses semanais deve ser ampliada para 115 mil.
"Apresentamos diferentes cenários de cobertura vacinal e, nessas estimativas, num cenário pior, que considera que o ritmo de vacinação continuará o mesmo, a população só estará completamente vacinada no final de 2022. Gostaríamos muito de estar errados, mas para isso é importante que as autoridades tomem medidas que mudem o andamento deste cenário", afirma a professora Lígia Regina de Oliveira, uma das pesquisadoras do grupo.
Outro aspecto levantado pela nota técnica é a importância de manter as medidas não farmacológicas de prevenção da doença, como o distanciamento físico, higienização e o uso de máscaras, e a adoção de medidas mais rigorosas de restrição de circulação.
De acordo com a projeção, se mantido um ritmo de vacinação baixo, sem qualquer outro cuidado para evitar a transmissão da doença, a redução do número de casos alcançaria apenas 8%. Por outro lado, com a adoção de medidas que previnam a transmissão da doença, a redução no número de casos poderia ser de até 28%, mesmo com o ritmo baixo de vacinação, e até 31% com um ritmo mais acelerado.
"Nossa primeira análise indica que a redução da mortalidade no grupo com mais de 70 anos já pode ser resultado da vacinação, considerando os vários estudos que apontam para a efetividade das vacinas na redução de casos graves e óbitos. Entretanto, a vacinação e as medidas de contenção do vírus são estratégias que se complementam e somente se forem efetivas terão efeito sobre o controle da pandemia no estado", afirmou.
A nota, que está disponível para download, também reforça a importância e segurança da vacina. "Salvo a utilização de água potável, as vacinas são o maior avanço da humanidade no combate às doenças, produzindo anticorpos através de uma resposta imunológica induzida sem que o indivíduo contraia a doença em questão"
No decorrer da pandemia, o grupo produziu mais de 80 informes sobre a situação da covid-19 em Cuiabá e Várzea Grande, oito notas técnicas sobre a situação em Mato Grosso, um artigo e dois capítulos de livro com dados. Ele é formado por pesquisadores do Instituto de Saúde Coletiva, do Departamento de Matemática, do Departamento de Geografia e da Faculdade de Estatística da UFMT.
Notícias dos Poderes
Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24Período de férias escolares na rede estadual começa na próxima segunda-feira
03 de Julho de 2025 as 08h11Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
02 de Julho de 2025 as 09h38Taxa de analfabetismo em Mato Grosso cai para 3,8% e atinge menor nível desde 2016, diz IBGE
02 de Julho de 2025 as 07h45Estado lança licitação para construir 3 escolas em Sinop
Novas unidades serão erguidas no Jardim das Oliveiras, Daury Riva e Santa Cecília
01 de Julho de 2025 as 16h24