Brasil
Incentivo à leitura deve começar com os bebês na creche
Resultado do Pisa mostra que 50% dos estudantes têm baixo entendimento na leitura
Educação | 04 de Dezembro de 2019 as 09h 18min
Fonte: R7

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira (3) os resultados do Pisa 2018 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). De acordo com os dados, o Brasil não avançou em leitura — 50% dos estudantes não tem o nível básico de entendimento — e também está entre os últimos colocados no ranking em matemática e ciências.
O Pisa avalia o desempenho de adolescentes de 15 anos, mas para mudar essa realidade, escolas apostam na leitura como um processo contínuo e de formação. Na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Arco-Íris, em Lagoinha, no interior de São Paulo, bebês de 2 anos já têm acesso aos livros.
"Percebemos que as nossas crianças pertencem a famílias de não leitores, muitas têm pouco contato com a leitura e sem acesso aos livros", explica Claudiane Aparecida dos Santos Araújo, coordenadora pedagógica da Emei.
A partir dessa percepção, assim que as crianças chegam à creche, a família também é convidada a ouvir histórias. "Se a família não tem contato com a literatura, o professor passa a ser um bom modelo de leitor", diz a coordenadora.
Para que as crianças tenham opção de escolha, a escola investiu em um acervo rico e de qualidade de literatura infantil e também de adultos. Os pais têm um cantinho de acolhida logo na entrada e ali os livros estão à disposição.
Projetos de leitura são desenvolvidos ao longo do ano. Os professores seguem uma planilha e um percurso literário. Um dia do ano as famílias tomam uma praça para o Varal Literário, que envolve toda a comunidade com a leitura. A escola abre a biblioteca escolar a adultos. Também são instaladas casinhas literárias para a livre troca de livros.
Tudo isso feito à base de muito planejamento e formação dos professores, fatores que impactam na escolha de um acervo de qualidade a boas mediações de leitura. Esse trabalho começou com o projeto Pequenos Leitores, uma parceria entre a FTD Educação, a CEDAC e as Secretarias de Educação dos municípios participantes.
Na cidade de Catalão, em Goiás, o foco está na formação dos alunos do primeiro fundamental dentro do projeto Mosaic Educa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
O município passou a investir na leitura literária diária, além de selecionar melhor os livros oferecidos aos alunos. O impacto, de acordo com a Secretaria, foi a melhora do vocabulário e um engajamento maior dos professores.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24