Evolução
Faculdade de Sinop é elevada à Centro Universitário
Instituição passa a ter autonomia para criar cursos superiores
Educação | 10 de Outubro de 2019 as 12h 07min
Fonte: Jamerson Miléski

A instituição de ensino que nasceu em Sinop, em uma sala alugada, agora deixa o título de “faculdade” para se tornar um Centro Universitário. Fundada no ano de 2002 pelo empresário e educador Deivison Pinto, a Fasipe atingiu o posto de Centro Universitário – um antes de ser consolidada como “Universidade”, patamar máximo da educação superior no Brasil.
A decisão ao pleito feito pela Fasipe foi expedida na última reunião ordinária da Câmara de Educação Superior. O parecer CNE/CES 718/2019, assinado pelo relator Antonio de Araujo Freitas Júnior, foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10). O voto foi favorável para o credenciamento da Fasipe como Centro Universitário.
Segundo o superintendente acadêmico da Fasipe, Adriano Rodrigues, a instituição ainda aguarda a publicação da portaria, assinada pelo ministro da Educação, para homologar o voto do relator. “Só então seremos oficialmente um Centro Universitário”, explicou. No entanto, a tendência natural é de que o ministro homologue o parecer da Câmara de Educação Superior. O rito burocrático deve levar 30 dias.
Como Centro Universitário, a Fasipe passa ter autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior. A instituição também passa ter liberdade para emissão de diplomas de conclusão de curso.
Para uma faculdade ser elevada à Centro Universitário é preciso cumprir uma série de requisitos. A instituição precisa demonstrar condições econômicas, financeiras e estruturais elevadas, bom desempenho nos cursos que oferece e um quadro de professores estável e com formação elevada.
Quanto aos cursos, a Fasipe detém conceito 5 (máximo), expedido pelo MEC – o que cumpre a exigência. Os centros universitários também precisam ter um quinto do corpo docente contratado em tempo integral. Um terço do corpo docente, obrigatoriamente, deve possuir mestrado ou doutorado.
A candidata a Centro Universitário precisa ter 8 cursos de graduação reconhecidos e com conceito satisfatório na avaliação externa in loco realizada pelo Inep. A instituição também deve possuir programa de extensão institucionalizado nas áreas de graduação que oferece, programa de iniciação científica orientado por doutores ou mestres e não terem sido penalizadas em decorrência de processo administrativo de supervisão nos últimos dois anos.
Para atingir o patamar de Centro Universitário, a Fasipe teve que manter uma oferta regular de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento, mantendo uma estreita articulação com entidades organizadas em torno de empregos, carreiras e profissões técnicas ou intelectuais.
Após 17 anos da sua fundação, a faculdade genuinamente sinopense conta com 6 mil acadêmicos matriculados na sua unidade de Sinop, em 19 cursos ativos. São mais de 400 colaboradores. Em franca expansão, a Fasipe já possui uma unidade em Cuiabá e Rondonópolis. O plano de expansão anunciado pelo diretor fundador, Deivison Pinto, é de, nos próximos 5 anos, estar presente em 12 cidades de Mato Grosso.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24