Sinop
Escolas municipais terão câmeras de monitoramento
Prefeitura vai adquirir 195 câmeras de segurança para vigiar as áreas comuns das escolas
Educação | 24 de Junho de 2019 as 10h 49min
Fonte: Jamerson Miléski

As escolas e creches da rede municipal de Sinop terão um sistema de monitoramento por câmeras de segurança. Serão 195 equipamentos de filmagem que irão cobrir as áreas de uso comum em 38 unidades de ensino do município. A intenção é de que o sistema de vigilância por imagens registre atos de vandalismo, brigas e furtos, além de diminuir os delitos nas áreas monitoradas.
O sistema de vigilância está sendo licitado pela prefeitura de Sinop, através do pregão presencial 033/2019, lançado no dia 18 de junho. Segundo a secretária de Educação, Veridiana Paganotti, os equipamentos que serão adquiridos nessa primeira etapa são suficientes para monitorar as áreas de uso comum – como pátios, refeitórios e quadras de esportes – de 22 escolas e 16 creches. “A previsão é de que esse sistema esteja instalado até setembro desse ano. mais para frente pretendemos ampliar, colocando câmeras de monitoramento também nas salas de aula”, explica a secretária.
Conforme Veridiana, não há um histórico recorrente de vandalismo, brigas ou furtos nas unidades escolares. O investimento, explica ela, é uma medida preventiva, que busca dar mais segurança para os profissionais da educação, alunos e pais. “Com o sistema de vigilância podemos monitorar a entrada e saída de alunos, quem foi ou deixou de ir à escola e, no caso das crianças menores, quem pegou essa criança na escola. Outra aplicação será contenção da agressividade dos alunos, na hora do recreio, por exemplo, uma vez que eles saberão que estão sendo filmados”, completa Veridiana.
O sistema de monitoramento será fechado, sendo que cada unidade escolar terá sua tela de acompanhamento e um banco de dados próprio. A intenção da secretaria é compartilhar essas imagens com a Ronda Escolar, realizada pela Polícia Militar, permitindo assim uma resposta rápida a qualquer incidente. “Os policiais terão um tablet com acesso por wi-fi, informando em tempo real as situações das escolas”, pontuou a secretária.
O custo estimado para implementar esse sistema é de R$ 384 mil – valor teto da licitação, que ainda pode ser reduzido. Nesse pacote estão as 195 câmeras de vigilância, 39 gravadores de imagens, 39 discos rígidos, além de cabos, nobreaks e os serviços de instalação desses equipamentos.
A licitação está em curso e a apresentação das propostas de preço será no dia 5 de julho.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24