Sinop
Escola pública de Sinop leva ouro com protótipo de foguete
Alunos da Escola Cleufa Hubner são destaque na olimpíada de foguetes
Educação | 13 de Novembro de 2019 as 14h 09min
Fonte: Jamerson Miléski

Um dos melhores protótipos de foguete do país, construído por alunos do ensino fundamental, foi projetado em uma sala de aula de uma escola pública de Sinop. Entre 150 mil estudantes de todo Brasil, 3 alunos da escola Cleufa Hubner foram os autores do projeto que bateu a barreira dos 150 metros.
O experimento dos alunos sinopenses fez parte da Mostra Brasileira de Foguetes – uma competição que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, promovida pela Agência Espacial Brasileira. Ao longo do ano, alunos de todo país desenvolveram seus projetos, em suas escolas. Aqueles que conseguiram lançar seus projéteis há mais de 100 metros, foram convidados a participar da Jornada de Foguetes, fase final da competição.
Nesse final de semana (9 e 10), foi a vez do foguete elaborado pelos alunos da Escola Cleufa Hubner fazer sua “jornada” . Com recursos próprios, levantados na base da “vaquinha” e da venda de pizzas, os 3 alunos foram até a cidade do Rio de Janeiro para fazer o seu lançamento.
Julia Mesquita, Luiza Calai e Bruno Adriel, alunos do 9º ano da Escola Cleufa, competiram com outras 38 equipes na sua categoria. Conforme as regras da competição, a premiação maior vai para o projeto que conseguir ultrapassar a marca dos 150 metros de voo.
Esses “foguetes” precisam, obrigatoriamente, ter propulsão por pressão – basicamente água e ar comprimido de forma manual. O protótipo desenvolvido em Sinop voou por 164,5 metros, a 7ª melhor marca do dia. O score foi suficiente para garantir a medalha de ouro para os alunos da Cleufa Hubner. As condecorações foram entregues pelo astronauta brasileiro e ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.
Antônio Cesar Naves, professor de matemática na Escola Cleufa Hubner, foi um dos orientadores dos alunos. Ele conta que o protótipo desenhado pelos estudantes utilizou como base duas garrafas pet encaixadas, além de tubos de PVC para fazer a bomba de propulsão. “Foi um projeto interdisciplinar, totalmente experimental, que acabou desenvolvendo vários eixos do conhecimento. Os alunos começaram pela matemática, compreendendo o cálculo da parábola que é a trajetória que o foguete faz – passando pelos cálculos de massa, noções de aerodinâmica, pressão e até concepção artística do projeto. O desenvolvimento foi bastante educativo e a participação na jornada, no Rio de Janeiro, inspiradora”, explicou o professor.
A Mostra Brasileira de Foguetes é realizada anualmente e qualquer escola ou turma pode participar. As inscrições são feitas através do site http://www.oba.org.br/site/
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24