Educação
Escola cria novo boletim que indica desempenho do aluno
Objetivo é incentivar as crianças e os pais no acompanhamento as notas
Educação | 23 de Maio de 2019 as 10h 07min
Fonte: Secom MT

A Escola Estadual Estêvão de Mendonça, em Guiratinga, no sul de Mato Grosso, não para de inovar. Desde o início do ano letivo, a gestão escolar instituiu duas avaliações bimestrais (uma apenas para as disciplinas que só tem uma aula por semana na grade). Com base nessas avaliações, criou-se uma tabela com todas as notas, no estilo do antigo boletim.
A tabela ainda vem acompanhada de gráfico que mostrará o desempenho do aluno em cada uma das disciplinas, mostrando se este evoluiu ou regrediu. Como parte do sistema, os pais terão acesso às duas notas quantitativas de zero a dez e à média bimestral. A escola explicou aos pais que o monitoramento de aprendizagem não será critério de aprovação ou retenção de alunos.
“Tanto professores quanto pais já viram a entrega do “boletim” surtir efeito na vida escolar dos alunos. É incrível como a possibilidade de ter as notas e médias entregues aos pais já incentivou-os a se empenharem mais nos estudos”, destaca a professora de matemática, Valéria Pereira dos Santos. "Ninguém quer mais ficar com “notas feias”, e até na hora das revisões eles prestam muito mais atenção”.
Os pais também aprovaram a iniciativa da escola. Segundo Denise Ferreira, mãe da aluna Stéfany, do 7º ano, a idéia é ótima e ajudará no aprendizado da filha. “A gente sempre teve acesso aos trabalhos e avaliações realizados pelos filhos na pastinha deles, mas ver as notas e médias organizadas e acompanhar o progresso bimestre a bimestre nos dá uma noção muito maior do desenvolvimento deles”.
Segundo a coordenadora Zilany Magalhães, esse projeto foi instituído para incentivar principalmente os pais no acompanhamento escolar das crianças. Também é um mecanismo importante para os professores refletirem sobre o próprio trabalho, as defasagens e as metodologias de ensino. “Aos professores foram entregues as planilhas com o desempenho de cada aluno, sala por sala, e foi realizada roda de conversa para reflexão dos profissionais acerca dos dados mostrados”.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24