Afeto
Em quarentena, aluno envia áudio dizendo sentir falta da professora e emociona
Até o momento, as aulas presenciais da rede municipal seguem sem previsão de volta
Educação | 08 de Julho de 2020 as 11h 15min
Fonte: Redação com assessoria

Em meio à pandemia do +novo coronavírus e a necessidade de se manter distante e, consequentemente, ter toda a rotina escolar afetada, demonstrações de afeto, carinho e amor como a do pequeno Enzo, da EMEB Taciana Balth Jordão, emocionam quem se dedica na caminhada de educar.
Desde que as atividades presenciais da Rede Municipal de educação - formada por mais de 17 mil estudantes - foi suspensa, as práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia e atividades domiciliares foram adotadas. Mas nem mesmo essa distância vem sendo capaz de abalar os laços de afeto.
Na mensagem de áudio gravada e enviada por aplicativo, o pequeno, atualmente cursando o 4º ano do Ensino Fundamental, demonstra a relação entre estudantes e educadores baseada no carinho e atenção.
"Oi, professora, tudo bem? Eu 'tô' com muita saudade de você. Faz tempo que não vejo você. Faz tempo, professora. Essa pandemia 'tá' incomodando, hein? Eu te amo. Um beijo, professora", diz a criança.
A mensagem foi enviada para a professora Roneide Aparecida De Oliveira Tosetto. Ela, atualmente, não mais leciona para o pequeno, mas trabalhou com ele durante dois anos consecutivos, no 2º e 3º anos. Na ocasião, esse foi o período de construção e aprendizado conjunto. Um "trabalho de formiguinha" feito entre docente/escola e que criou um vínculo afetivo "muito significante", como descreve a professora.
"Enzo foi meu aluno por dois anos consecutivos e veio pra mim com transtorno opositor. Sou muito grata, pois ele é uma criança muito inteligente. Ele sempre manda algo pra mim. Sou muito feliz e grata por isso, pois valeu a pena todo o esforço. Só se torna uma educadora quando se tem a capacidade de olhar o outro com um olhar de carinho, de afeto", lembrou a professora.
"Receber esse carinho não tem preço. Não tem salário, não tem dinheiro. Só gratidão por meu trabalho e essas pessoas que passaram por mim. Esse é o grande desafio da profissão. Não é só entrar na sala e acabou. Não! Ser educador vai além da sala de aula. O papel do educador é conseguir fazer e trazer esses alunos pra si. Criar esse vínculo de afeto. Só assim as pessoas vão se transformando e melhorando as suas relações", observou, ainda, a professora.
Secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, professora Veridiana Paganotti lembra que toda a Rede Municipal - tanto pais, estudantes, quanto os próprios educadores - passam por um momento de readaptação.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24