Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 01 de Agosto de 2025

Menu

Comitiva

Campus Sinop integra projeto internacional com foco na produção sustentável de alimentos

Educação | 31 de Julho de 2025 as 14h 25min
Fonte: Assessoria

Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu, esta manhã, em Cuiabá, a visita de uma comitiva chinesa liderada pela conselheira de educação da Embaixada da República Popular da China, Chen Mo, e pelo pesquisador Yang Weicai, do Laboratório Nacional Yazhouwan. A visita marcou mais um passo no avanço da cooperação técnico-científica internacional com a instalação do Centro de Produção de Alimentos Sustentável da China, América Latina e Caribe, no Campus da capital. A comitiva chinesa foi recepcionada pela reitora Marluce Souza e Silva e teve a presença do senador Wellington Fagundes.

O evento contou com a participação de representantes de todos os campi, incluindo o Campus Sinop, que esteve presente para o alinhamento de demandas estratégicas nas áreas de Pesquisa e Inovação, com foco no melhoramento genético e na produção de soja — uma das principais culturas da região norte de Mato Grosso.

O pró-reitor do Campus Sinop, professor Elton Brito, disse que a parceria representa um avanço importante para a internacionalização da UFMT. Estas parcerias institucionais são fundamentais para o amadurecimento da universidade. Segundo ele, o Campus de Sinop já vem promovendo essas iniciativas na pós-graduação, e agora amplia as possibilidades também para a graduação, com o recebimento e envio de pesquisadores para a China. “A Universidade Agrícola do Sul da China tem reconhecido o potencial da nossa região, vista como o celeiro da produção mundial, e enxerga com bons olhos essa cooperação”.

O diretor do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), professor Carlos Breda, reforçou a importância do evento para o desenvolvimento de pesquisas voltadas à agricultura tropical, além da oportunidade de estreitar laços com pesquisadores chineses e brasileiros. Para ele, esse convênio é extremamente importante para a agricultura, especialmente a produção de soja, na qual Sinop se destaca. “Nosso instituto conta com diversos professores que desenvolvem pesquisas sobre melhoramento genético, doenças, sementes e produção da soja. Essa parceria representa uma chance única de colaboração internacional e intercâmbio para nossos alunos e pesquisadores”.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Campus de Sinop, professor Márcio Zanuzo, ressaltou que a ideia é estreitar relações de parceria no âmbito da pesquisa entre o programa de pós-graduação sinopense e a Universidade de South China Agricultural University, em projetos de melhoramento genético da cultura da soja, com foco no aumento do teor de proteína.

A professora Solange Bonaldo, vice-coordenadora do mesmo programa, acrescentou que a parceria com a China deve ampliar as possibilidades de investigar questões emergentes na cultura da soja. “Essa colaboração vai abrir oportunidades para tentarmos elucidar problemas atuais e emergentes, como doenças de plantas, por exemplo a podridão de grãos. Lá eles têm muito mais recursos que poderão auxiliar nas nossas pesquisas aqui”.

Já o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (PPGBB), professor Thiago Alexandre Gilio, destacou a sintonia entre os temas abordados no encontro e as linhas de pesquisa desenvolvidas no campus. “O evento foi muito importante, especialmente por alinhar interesses em torno do melhoramento genético da soja com foco em ferramentas genômicas. Já vínhamos em tratativas com pesquisadores chineses em reuniões online e agora fortalecemos a parceria. Será um intercâmbio valioso de tecnologias, estudantes e conhecimento, com ganhos para os dois lados”.

O gerente de Graduação e Extensão do Campus Sinop, professor Lee Sheng, também esteve no grupo e atuou na recepção e tradução com os chineses.