Doutorado
Aula inaugural contou com a presença de renomadas pesquisadoras em Linguística
Educação | 08 de Março de 2016 as 08h 25min
Fonte: Hemilia Maia

Nesta segunda-feira (07.03) foi realizada a aula inaugural da 1ª turma de doutorado em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária, campus de Cáceres com a presença da reitora da Instituição, Ana Maria Di Renzo. Os oito doutorandos do programa Stricto Sensu em Linguística tiveram a oportunidade de iniciar seus estudos com duas pesquisadoras de notória importância em Linguagem no Brasil.
As professoras Bethania Sampaio Corrêa Mariani (UFF) e Mónica Graciela Zoppi Fontana (Unicamp/CNPq) apresentaram em primeira mão a Enciclopédia Virtual em vídeo, ‘Verbetes em Análise do Discurso’ desenvolvido no Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde a Bethania Mariani é uma das coordenadoras.
A enciclopédia virtual em vídeo “É uma wikivisual onde fazemos vídeos curtos, com 5 minutos de duração em média, que serão postados no canal UFFtube, em que pesquisadores relevantes da área apresentam conceitos e/ou pequenos trechos de pesquisa desenvolvida. Esse projeto, além de propiciar de modo inovador a divulgação da Análise do Discurso, busca promover estudo e pesquisa por parte dos alunos envolvidos, uma vez que os conceitos que são gravados são objeto de estudo em reuniões do LAS”, explicou Bethania Mariani.
Mónica Fontana lembrou a relação de longa data com a Universidade do Estado de Mato Grosso onde, sob forte emoção, disse “A Unemat está em mim”. A pesquisadora apresentou seu trabalho ‘Entre a Função-Autor e o Nome de Autor” aos novos doutorandos, mestrandos e acadêmicos da Unemat. Renilce Miranda Cebalho Barbosa, professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Cáceres, mestre em Linguística pela Unemat, agora doutoranda também em Linguística pela Instituição considerou o evento extremamente produtivo. “Foram abordados temas pertinentes ao processo de produção do conhecimento já na aula inaugural”, comentou.
Já Wolber Sebastião Pereira, professor da Unemat, campus de Alta Floresta, atualmente na gestão da Diretoria de Regulação do Ensino Superior, é mestre em Linguística pela primeira turma da Unemat e agora doutorando também da primeira turma tem as melhores expectativas com relação ao curso de doutorado. “A ideia é que nós doutorandos possamos contribuir, através do programa, para a consolidação da pesquisa Linguística no estado de Mato Grosso para que seja também uma referência nacional”, afirmou Wolber Pereira.
Aula inaugural
Durante a abertura do programa de pós-graduação, em nível de Doutorado, em Linguística da a reitora, Ana Di Renzo, que também é professora do curso de Letras da Instituição e doutora em Linguística, lembrou os tempos em que as atividades de pesquisa foram iniciadas no curso: “Nós não tínhamos nada, só a vontade de estudar” e chegou a citar algumas passagens que nortearam a caminhada até o mestrado e, agora, o doutorado. “Hoje a emoção é olhar para traz e ver aonde chegamos. A preocupação agora é com o futuro. Nós somos da velha guarda, Neste momento nossa tarefa é de preparar aqueles que darão continuidade”, concluiu Ana Di Renzo.
Mesa de Autoridades
Compôs a mesa de autoridades a reitora da Unemat, Ana Di Renzo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rodrigo Zanin; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Vera Maquêa; o diretor Político-pedagógico e Financeiro do campus de Cáceres, Antonio Francisco Malheiros; Elizabeth Batista, diretora da Faculdade de Educação e Linguagem (Facel) do campus de Cáceres; coordenador do programa de Pós-graduação em Linguística, Taisir Mahamudo Karim; a vice-coordenadora do programa de Pós-graduação em Linguística, Edileusa Gimenis Moralis; coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem (Cepel), Joelma Bressanin e coordenadora do Profletras em Cáceres, Vera Regina Martins e Silva.
Notícias dos Poderes
Enem 2025 registra aumento de mais de 18,9% nas inscrições em MT
Mato Grosso tem 80.429 inscrições confirmadas para o Enem deste ano. Dados do MEC e Inep indicam participação de 73,04% dos concluintes da rede pública.
28 de Julho de 2025 as 07h42Termina nesta quarta-feira (23) inscrições para o seletivo das escolas estaduais militares
São 5.422 vagas ofertadas nas 29 escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026
23 de Julho de 2025 as 11h05Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
22 de Julho de 2025 as 13h54Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
22 de Julho de 2025 as 12h32Inscrições no processo seletivo para escolas estaduais militares terminam nesta quarta-feira (23)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
21 de Julho de 2025 as 15h39Inscrições para o ano letivo de 2026 no IFMT começam nesta segunda-feira (21)
O processo seletivo será realizado em duas modalidades: prova objetiva ou análise do histórico escolar
21 de Julho de 2025 as 14h44'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15