1ª votação
Assembleia aprova criação de conselho antidrogas nas escolas
Proposta foi considerada adequada e oportuna para o interesse público.
Educação | 23 de Junho de 2015 as 10h 39min
Fonte: Fernando Leal
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, da Assembleia Legislativa, aprovou em primeira votação a criação do Conselho Escolar Antidrogas em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio de Mato Grosso. A medida significa que, nesta fase do processo a proposta foi considerada adequada e oportuna para o interesse público. Os próximos passos serão a votação em plenário e a análise da constitucionalidade da matéria.
O conselho proposto pelo Projeto de lei n° 157/2015 irá executar atividades educativas de prevenção e combate ao consumo de entorpecentes, de bebidas alcoólicas e ao uso de tabaco. A partir da transformação da matéria em lei, cada estabelecimento de ensino deverá organizar o processo de formação e os planos de trabalho a serem desenvolvidos por seu conselho.
“Esse processo deve seguir as diretrizes traçadas pelo Conselho Nacional Antidrogas (Conad), pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e os Conselhos Municipais Antidrogas. Todas as ações serão desenvolvidas sob orientação das Secretarias de Estado da Educação e de Justiça e Direitos Humanos”. A observação é deputado republicano Wagner Ramos, autor da O Conselho Escolar Antidrogas será composto, proporcionalmente, por representantes do corpo docente, dos alunos e dos pais dos alunos. Com a criação desses conselhos, os estabelecimentos de ensino poderão introduzir políticas capazes de orientar sobre como prevenir o uso de drogas e manter o foco na promoção da saúde e da educação.
As propostas de atuação deverão ser direcionadas especificamente para o contexto escolar, na orientação de um programa de prevenção e de conscientização sobre os prejuízos sociais com o uso indevido de drogas.
Notícias dos Poderes
IFMT abre processo seletivo com mais de 1,3 mil vagas em cursos superiores
Neste ano, a seleção conta com dois editais diferentes, com oportunidades para candidatos que pretendem utilizar notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por meio do histórico escolar
28 de Julho de 2025 as 16h00Enem 2025 registra aumento de mais de 18,9% nas inscrições em MT
Mato Grosso tem 80.429 inscrições confirmadas para o Enem deste ano. Dados do MEC e Inep indicam participação de 73,04% dos concluintes da rede pública.
28 de Julho de 2025 as 07h42Termina nesta quarta-feira (23) inscrições para o seletivo das escolas estaduais militares
São 5.422 vagas ofertadas nas 29 escolas estaduais militares para o ano letivo de 2026
23 de Julho de 2025 as 11h05Seduc inicia convocação de assistentes de educação especial aprovados em processo seletivo
Nesta primeira fase, estão sendo chamados os classificados que já atuavam como cuidadores
22 de Julho de 2025 as 13h54Rede Estadual retoma aulas nesta terça-feira após recesso para estudantes e professores
22 de Julho de 2025 as 12h32Inscrições no processo seletivo para escolas estaduais militares terminam nesta quarta-feira (23)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
21 de Julho de 2025 as 15h39Inscrições para o ano letivo de 2026 no IFMT começam nesta segunda-feira (21)
O processo seletivo será realizado em duas modalidades: prova objetiva ou análise do histórico escolar
21 de Julho de 2025 as 14h44