Teams
Aplicativo vai auxiliar alunos e professores do MT nas aulas online
As aulas na rede estadual serão retomadas a partir do dia 03 de agosto, de forma não presencial (online e off-line)
Educação | 21 de Julho de 2020 as 15h 20min

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Microsoft Corporation vai disponibilizar a todos os estudantes e professores da rede estadual de ensino o aplicativo Teams, uma ferramenta que vai auxiliá-los nas aulas não presenciais (online). As aulas na rede estadual serão retomadas a partir do dia 03 de agosto, de forma não presencial (online e off-line).
O aplicativo faz parte do pacote Microsoft 365, oferecem meios para viabilizar a aprendizagem online, com ferramentas que promovem a interação entre estudantes e professores. O aplicativo Teams é uma multiplataforma que pode ser utilizada a partir de um desktop (computador pessoal), notebook, tablet ou dispositivo móvel (celular).
Ao acessar o Teams, os professores poderão interagir com os estudantes, compartilhar arquivos e sites, criar blocos de anotações de classe, além de disponibilizar tarefas e questionários. Os estudantes poderão participar de webconferências com os colegas de classe.
Assim, a Seduc-MT, em parceria com a Microsoft, está gerando e-mails institucionais para professores e estudantes. Estão previstas a criação de 15 mil contas de e-mails para os professores e mais de 360 mil contas para os alunos. O esforço engloba também a criação de todas as equipes de professores e alunos conforme as turmas existentes nas escolas.
A conclusão da criação das contas e organização das turmas está prevista para a próxima semana.
As contas serão disponibilizadas por meio de uma página no portal Aprendizagem Conectada (www.aprendizagemconectada.mt.gov.br). Na página também estarão disponibilizadas as instruções de acesso.
Para o atendimento aos professores e estudantes, a Seduc conta com dois canais de suporte, pelo 0800 65 1717 e pelo e-mail helpdesk@educacao.mt.gov.br
Formação
A Seduc vai ofertar formação aos profissionais da educação (efetivos e contratados) para qualificação sobre o uso de tecnologias que serão usadas nas aulas não presenciais, como o uso de recursos tecnológicos da Microsoft Teams. O processo de formação já está ocorreu para 150 profissionais da rede estadual, sendo 130 professores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) e 20 profissionais do órgão central da Seduc.
Esses 150 professores serão os multiplicadores para os demais profissionais da educação, que passarão pela formação entre os dias 15 e 30 de julho.
Retorno das aulas
As aulas não presenciais serão organizadas em cinco etapas: produção do material escolar, com a organização semanal de estudos e planejamento do professor; disponibilização do material escolar; atendimento ao estudante; intervenção pedagógica; e registro em tempo real no final do semestre.
Essas aulas serão disponibilizadas na plataforma digital Aprendizagem Conectada (online) e com materiais apostilados impressos (off-line). A Seduc também vai continuar ofertando as videoaulas pela TV Assembleia.
As aulas off-line preveem a entrega de apostilas para os alunos que não têm acesso à internet. Os professores também poderão trabalhar com os alunos via whatsapp, fazendo estudo dirigido.
Notícias dos Poderes
'Top 50' de MT no Enem tem apenas uma escola pública; ranking
15 de Julho de 2025 as 15h35Estudantes da rede estadual podem se inscrever para Fies 2025
Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
14 de Julho de 2025 as 14h15UFMT abre inscrições para mais de 70 vagas de professor
Provas começam em agosto e salários podem passar de R$ 14 mil
14 de Julho de 2025 as 08h00Mato Grosso atinge meta de alfabetização e avança nos primeiros anos do ensino fundamental
Estado tem 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental
14 de Julho de 2025 as 07h35Educação realiza acolhida e capacitação aos novos professores da educação fundamental
09 de Julho de 2025 as 12h14Unemat abre inscrições para processo seletivo especial para 22 cursos
Candidatos podem usar notas do Enem de 2020 a 2024; vagas e cadastro reserva estão distribuídas entre os municípios de Diamantino, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra
09 de Julho de 2025 as 07h55Inscrições para o Prouni terminam nesta 6ª; MT tem mais de 3 mil bolsas
s inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília).
03 de Julho de 2025 as 13h24