Imposto de importação
Trump diz que tarifas sobre carros serão em torno de 25%
A ameaça sobre automóveis coloca algumas das maiores marcas do Japão, Alemanha e Coreia do Sul na mira do presidente dos EUA
Economia | 19 de Fevereiro de 2025 as 08h 01min
Fonte: O tempo

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (18) que as tarifas sobre carros ficarão em torno de 25% e que terá mais informações para compartilhar sobre o assunto em abril.
"Provavelmente direi isso a vocês em 2 de abril, mas será em torno de 25%", disse Trump em coletiva.
Na sexta-feira (14), Trump disse que as tarifas sobre automóveis seriam aplicadas em 2 de abril, um dia depois que os membros de seu gabinete entregarem relatórios a ele, delineando opções para uma série de tarifas de importação, à medida que ele procura reformular o comércio global.
A ameaça sobre automóveis coloca algumas das maiores marcas do Japão, Alemanha e Coreia do Sul na mira de Trump. As importações representaram cerca de metade do mercado automotivo dos EUA no ano passado. Cerca de 80% das vendas da Volkswagen nos EUA são importadas, enquanto 65% das vendas da Hyundai-Kia nos EUA são importadas, de acordo com dados da Global Data.
A medida também é a mais recente em uma guerra comercial que se amplia rapidamente, à medida que Trump cumpre suas promessas de campanha de instituir tarifas abrangentes sobre aliados e rivais dos EUA.
O presidente dos EUA ainda não forneceu detalhes sobre o escopo das tarifas sobre automóveis. Também não está claro o impacto que teriam sobre veículos fabricados sob um acordo de livre comércio entre os EUA, Canadá e México, que Trump renegociou durante seu primeiro mandato. As cadeias de suprimento de produção automotiva na América do Norte são integradas.
Grupos comerciais da indústria alertaram sobre aumentos de preços e danos à cadeia de suprimentos devido às tarifas, mas sinalizaram que aguardariam para ver quais tarifas específicas o governo Trump planejou.
Os vizinhos do norte e do sul dos EUA, ambos grandes parceiros comerciais, já enfrentam uma ameaça de tarifa de 25% sobre importações que Trump anunciou -e depois suspendeu até março- em uma tentativa de extrair concessões do México e do Canadá sobre segurança nas fronteiras, uma de suas principais prioridades.
Trump usou tarifas para extrair concessões políticas de outras nações sobre imigração e o fluxo de drogas ilegais. E ele destacou as tarifas como uma ferramenta que, segundo ele, convencerá empresas a transferirem a produção para os EUA.
O anúncio das tarifas sobre carros, na semana passada, ocorreu após Trump revelar sua medida mais abrangente até agora, ordenando que seu governo desenvolva planos para impor tarifas recíprocas a vários parceiros comerciais, um esforço para abordar o que ele diz ser um sistema desfavorável aos EUA.
As tarifas recíprocas sobre nações que têm impostos de importação sobre produtos dos EUA podem ser implementadas também em abril.
Essas tarifas são distintas das tarifas setoriais que Trump prometeu sobre automóveis e ameaçou contra outras indústrias, incluindo energia, semicondutores e produtos farmacêuticos. Na semana passada, ele também anunciou planos para impor taxas de 25% sobre importações de aço e alumínio.
Notícias dos Poderes
Desenvolve MT libera mais de R$ 1,2 milhão de crédito para mulheres no primeiro semestre
Iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo feminino no Estado e gerar emprego e renda
07 de Julho de 2025 as 07h15Confira as 10 cidades de MT que mais contrataram com carteira assinada
82% dos municípios abriram novos postos de trabalho; Cuiabá, Barra do Garças e Sinop lideram no ranking
07 de Julho de 2025 as 07h30Fraudes no INSS: Toffoli dá aval para acordo do governo para devolução dos recursos
Ressarcimento às vítimas do esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões deve começar no dia 24
04 de Julho de 2025 as 09h30Apesar de alta, por que a Fenabrave reduziu a previsão de vendas de veículos no Brasil
Vendas de veículos devem aumentar 4,4% neste ano, para 2.751.665 unidades, uma revisão da estimativa anterior da Fenabrave de aumento de 5%
04 de Julho de 2025 as 08h31Caixa vai aumentar preços da Mega-Sena e de outras apostas; veja novos valores
Último reajuste nas Loterias da Caixa havia sido aplicado em abril de 2023. Veja valores
04 de Julho de 2025 as 08h00Conta de luz fica mais cara em julho; veja dicas de como economizar com a bandeira vermelha
02 de Julho de 2025 as 16h31Brasileiros pagam R$ 2 trilhões em impostos mais cedo em 2025
Marca será atingida amanhã (3/7), 19 dias antes que em 2024
02 de Julho de 2025 as 11h42Pix tem novas regras para evitar fraudes a partir desta terça (1/7); veja o que muda
A partir de agora, todos os bancos e instituições de pagamento devem confirmar se o nome vinculado à chave Pix é idêntico ao que consta no CPF
01 de Julho de 2025 as 15h32