Relações internacionais
Tarifaço de Trump: veja quais produtos e setores brasileiros podem ser taxados nesta quarta
Presidente dos EUA vai anunciar medidas para ‘estabelecer a reciprocidade comercial’ com os demais países
Economia | 02 de Abril de 2025 as 13h 10min
Fonte: O tempo

A expectativa para o anúncio do tarifaço imposto por Donald Trump, previsto para esta quarta-feira (2/4), às 17h (de Brasília), deixa o Brasil temeroso por novas taxações a diversos produtos brasileiros. As medidas, segundo o presidente dos EUA, visam estabelecer a reciprocidade comercial, ou seja, aplicar tarifas sobre produtos estrangeiros semelhantes às que os países aplicam aos americanos.
Entre os produtos brasileiros já taxados e os que podem ser impactados estão:
1. Aço e Alumínio: O governo dos EUA impôs tarifas de 25% sobre as importações desses metais, afetando diretamente as exportações brasileiras.
2. Automóveis: Tarifas de 25% foram aplicadas a todos os carros importados, prejudicando as exportações brasileiras do setor.
3. Etanol: O etanol brasileiro passou a ser alvo de tarifas americanas, em resposta às tarifas aplicadas pelo Brasil sobre o etanol dos EUA.
4. Produtos de Madeira: há expectativa para imposição de tarifas sobre produtos de madeira, como madeira serrada, móveis e papel.
5. Produtos Agrícolas: aplicação de tarifas sobre diversos produtos agrícolas importados podem afetar as exportações brasileiras desses itens.
O governo brasileiro expressou preocupação com essas tarifas adicionais, alertando sobre os riscos de inflação e avaliando possíveis respostas, incluindo ações na Organização Mundial do Comércio (OMC).
‘Dia da Libertação’
O presidente Donald Trump anunciou que esta quarta-feira (2) será o "Dia da Libertação" para os Estados Unidos, mas as novas tarifas que ele pretende anunciar têm o poder de provocar o início das batalhas comerciais.
Convencido de que os países "roubam" os Estados Unidos, o republicano apresentará as medidas ao lado de integrantes de seu gabinete no Jardim das Rosas da Casa Branca às 16h locais (17h de Brasília), logo após o fechamento da Bolsa de Nova York.
Na terça-feira, ele insistiu que as tarifas alfandegárias terão efeito "imediato", segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. O presidente de 78 anos mantém os detalhes de seu plano em segredo. Ele já ameaçou anunciar tarifas "recíprocas", ou seja, que Washington iguale dólar por dólar as tarifas impostas aos produtos americanos no exterior.
Notícias dos Poderes
Fraudes no INSS: Toffoli dá aval para acordo do governo para devolução dos recursos
Ressarcimento às vítimas do esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões deve começar no dia 24
04 de Julho de 2025 as 09h30Apesar de alta, por que a Fenabrave reduziu a previsão de vendas de veículos no Brasil
Vendas de veículos devem aumentar 4,4% neste ano, para 2.751.665 unidades, uma revisão da estimativa anterior da Fenabrave de aumento de 5%
04 de Julho de 2025 as 08h31Caixa vai aumentar preços da Mega-Sena e de outras apostas; veja novos valores
Último reajuste nas Loterias da Caixa havia sido aplicado em abril de 2023. Veja valores
04 de Julho de 2025 as 08h00Conta de luz fica mais cara em julho; veja dicas de como economizar com a bandeira vermelha
02 de Julho de 2025 as 16h31Brasileiros pagam R$ 2 trilhões em impostos mais cedo em 2025
Marca será atingida amanhã (3/7), 19 dias antes que em 2024
02 de Julho de 2025 as 11h42Pix tem novas regras para evitar fraudes a partir desta terça (1/7); veja o que muda
A partir de agora, todos os bancos e instituições de pagamento devem confirmar se o nome vinculado à chave Pix é idêntico ao que consta no CPF
01 de Julho de 2025 as 15h32MT amplia participação no Valor de Transformação Industrial e mantém desempenho positivo da indústria em 2025
Estado se destaca no Centro-Oeste com crescimento consistente e liderança nas cadeias de alimentos e biocombustíveis
01 de Julho de 2025 as 11h08As cervejas que ficaram mais baratas; entenda as razões e veja quais
Bebida teve revisão de preços menor do que a inflação nos últimos 12 meses
27 de Junho de 2025 as 16h05