Brasil
Brasil é o segundo país com pior eficiência governamental, à frente apenas da Venezuela
Em ranking que avalia eficiência do Estado, o Brasil ocupa a 68ª posição entre 69 países, ficando à frente apenas da Venezuela. Custo de capital, protecionismo e finanças públicas são os principais gargalos.
Economia | 18 de Junho de 2025 as 10h 58min
Fonte: Infomoney

O Brasil foi classificado como o penúltimo país em eficiência governamental, conforme o mais recente Ranking de Competitividade Global, elaborado pelo IMD em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC). O estudo analisou 69 países, e apenas a Venezuela apresentou desempenho inferior ao brasileiro.
Esse ranking mede a capacidade do Estado de implementar políticas eficazes, além de analisar subitens como infraestrutura, desempenho econômico, ambiente de negócios e eficiência empresarial. Embora o Brasil tenha subido do 62º para o 58º lugar no ranking geral de competitividade, continua enfrentando dificuldades graves na governança
Principais pontos críticos:
-
Custo de capital: o Brasil ocupa a 69ª e última posição, indicado como o país com o maior custo de financiamento.
-
Protecionismo: 68º lugar, expondo barreiras comerciais e burocráticas ao mercado.
-
Finanças públicas, legislação trabalhista e adaptabilidade das políticas: entre os piores, ocupando a 67ª posição nesses indicadores.
Para Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da FDC, a baixa eficiência governamental se traduz em gargalos que afetam diretamente o ambiente de negócios e o desenvolvimento social: “O governo brasileiro gasta muito e deveria fazer uma análise da qualidade deste gasto com impacto na atividade econômica e nos benefícios percebidos pela sociedade.”
Para melhorar a eficiência governamental, Tadeu sugere focar na qualidade do gasto público e seu impacto na economia. Ele propõe um ambiente com menor tributação e maior eficiência na alocação de recursos. Segundo ele, é crucial renovar as análises e pensar em um futuro mais promissor, em vez de se prender a agendas do passado.
Além disso, Tadeu ressalta a importância de lideranças públicas e privadas engajadas na gestão da mudança. O Brasil deve explorar seu potencial verde e se tornar um exportador de conhecimento, promovendo melhorias na gestão urbana e redução das desigualdades.
eficiência governamental Brasil, ranking competitividade global, IMD FDC, custo de capital Brasil, protecionismo Brasil, governança pública.
Notícias dos Poderes
Fraudes no INSS: Toffoli dá aval para acordo do governo para devolução dos recursos
Ressarcimento às vítimas do esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões deve começar no dia 24
04 de Julho de 2025 as 09h30Apesar de alta, por que a Fenabrave reduziu a previsão de vendas de veículos no Brasil
Vendas de veículos devem aumentar 4,4% neste ano, para 2.751.665 unidades, uma revisão da estimativa anterior da Fenabrave de aumento de 5%
04 de Julho de 2025 as 08h31Caixa vai aumentar preços da Mega-Sena e de outras apostas; veja novos valores
Último reajuste nas Loterias da Caixa havia sido aplicado em abril de 2023. Veja valores
04 de Julho de 2025 as 08h00Conta de luz fica mais cara em julho; veja dicas de como economizar com a bandeira vermelha
02 de Julho de 2025 as 16h31Brasileiros pagam R$ 2 trilhões em impostos mais cedo em 2025
Marca será atingida amanhã (3/7), 19 dias antes que em 2024
02 de Julho de 2025 as 11h42Pix tem novas regras para evitar fraudes a partir desta terça (1/7); veja o que muda
A partir de agora, todos os bancos e instituições de pagamento devem confirmar se o nome vinculado à chave Pix é idêntico ao que consta no CPF
01 de Julho de 2025 as 15h32MT amplia participação no Valor de Transformação Industrial e mantém desempenho positivo da indústria em 2025
Estado se destaca no Centro-Oeste com crescimento consistente e liderança nas cadeias de alimentos e biocombustíveis
01 de Julho de 2025 as 11h08As cervejas que ficaram mais baratas; entenda as razões e veja quais
Bebida teve revisão de preços menor do que a inflação nos últimos 12 meses
27 de Junho de 2025 as 16h05